7. (UNEMAT/2010) O processo que leva à formação dos conceitos não nasce da experiência.
Não se formula a ideia de cavalo observando muitos cavalos. É a alma que conhece as coisas
recuperando a lembrança. Conhecer é recordar.
O filósofo que defendeu essa tese chama-se:
a) Augusto Comte.
b) Karl Marx
c) Platão.
d) Aristóteles
e) Sócrates.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a alternativa correta é a letra C
Explicação:
porque minha prof afirmou que é essa ;)
A teoria do conhecimento, para Platão, passa pela chamada teoria da reminiscência: conhecer é recordar. Logo, a alternativa C é a correta.
Para Platão, conhecer é reconhecer. Nós teríamos, em nossas almas as ideias verdadeiras que conhecemos antes de encarnar. Conhecer, portanto, é relembrar - um processo chamado de anamnese - tais ideias reminiscentes.
Tal teoria nasce dos ensinamentos socráticos referentes à maiêutica: Sócrates se colocava como uma parteira ao investigar seus concidadãos sobre certas definições.
O intuito de Sócrates não era impor uma verdade nem exigir, dogmaticamente que sua verdade fosse aceita. Sócrates se via como uma parteira, ou seja, uma ajudante que ajuda a parir a verdade dos outros, o que implica dizer que os outros - os cidadãos atenienses - já estão, digamos, "grávidos" da verdade.
Como Platão desenvolve uma metafísica mais robusta do que a de Sócrates, com a noção do mundo inteligível, a teoria da reminiscência é uma tentativa de desenvolver a maiêutica socrática vinculando-a com a noção de um mundo superior ao mundo sensível.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/31848116