Filosofia, perguntado por safaritofile, 9 meses atrás

7) (UEL PR/2010)

No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A República, Platão apresentou o Estado Ideal como governo dos melhores selecionados. Para garantir que a raça dos guardiões se mantivesse pura, o filósofo escreveu:



É preciso que os homens superiores se encontrem com as mulheres superiores o maior número de vezes possível, e inversamente, os inferiores com as inferiores, e que se crie a descendência daqueles, e a destes não, se queremos que o rebanho se eleve às alturas.

(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p.227-228.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento ético-político de Platão é correto afirmar:


a) Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma exigência que está de acordo com a natureza.


b) O Estado Ideal apresenta-se como a tentativa de organizar a sociedade dos melhores fundada na riqueza como valor supremo.


c) A condição necessária para que se realize o Estado Ideal é que as ocupações próprias de homens e mulheres sejam atribuídas por suas qualidades distintas.


d) O reconhecimento da honra como fundamento da organização do Estado Ideal torna legítima a supremacia dos melhores sobre as classes inferiores.


e) O Estado Ideal prospera melhor com uma massa humana difusamente misturada, em que os homens e mulheres livremente se escolhem.

Soluções para a tarefa

Respondido por josieltomlim4ss
284

Resposta:

item A

a explicação é longa de mais mas é a A

Explicação:

Respondido por fonsecaaduda
276

Resposta:

A) No Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma exigência que está de acordo com a natureza.

Explicação:

O pensamento de Platão sobre a natureza do Homem é a razão, mas esta razão encontra no corpo um obstáculo – pois este abriga os impulsos dos sentidos, diferentemente da alma, que conduziria ao agir racional. Dessa maneira, a escolha dos mais aptos – e a forma como esta escolha se daria – seria guiada pela razão, tentando suprimir, assim, os sentimentos contrários à natureza humana. Tampouco é a honra o fundamento da organização do Estado Ideal platônico; e sim a razão, que só é possuída por aqueles pertencentes à elite.  Haveria, então, total igualdade entre os sexos neste Estado Ideal, estando a vida dos escolhidos baseada num comunismo rígido.

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