7-Texto I Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.(J. Locke. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978.)Texto II Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha- o dentro dos limites da ordem.(F. Engels. In: L. Gallino. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005. Adaptado.)Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:
a) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada – conflituosa, exemplificada pela luta de classes.
b) Heterogênea, favorável à propriedade privada – Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns.
c) Igualitária, baseada na filantropia – Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas.
d) Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam - individualista, na qual as pessoas lutam por seu interesses.
e) Libertária, em defesa da razão humana – Contraditória, na qual vigora o estado da natureza.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada – conflituosa, exemplificada pela luta de classes.
Explicação:
As outras estão erradas
b) No texto I, não tem classes com interesses comuns, os interesses são conflitantes.
c) No texto I, não tem objetivos comuns, se os interesses são conflitantes, os objetivos também divergem.
d) No texto II, as pessoas não lutam por interesses individuais, mas de suas classes.
e) No texto II, não vigora o estado da natureza.
O liberalismo é uma vertente econômica contrária ao socialismo (A).
O liberalismo é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.
Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.
Contudo, foi no neoliberalismo que a dignidade humana e a liberdade individual começaram a surgir. Neste sistema, o Estado, ainda que de maneira mínima, pode intervir nos assuntos que abrangem as condições de trabalho e os direitos civis.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/1451942