7. Qual a importància do casamento na cultura Bakongo e como é que ele acontece?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se avançarmos na ideia de que as filiações às diferentes igrejas atendem a uma divisão entre uma adesão de tipo familiar e uma adesão " pulverizada ", ou seja, não relacionada à inserção familiar e, talvez, de camadas do grupo menos enquadradas do ponto de vista do parentesco ( mais jovens, mais pobres, recém - chegados do Congo ou do norte de Angola que não contam com rede estável de apoio familiar ), podemos pensar, seguindo a abordagem de MacGaffey na sua análise sobre igrejas proféticas na região do Baixo Congo ( RDC ), 27 que esta divisão reflete dois grupos sociais, distinguidos entre grupos organizados em torno das instituições familiares e grupos marginalizados, de diversas formas, desta estrutura. MacGaffey indica que a adesão às igrejas proféticas se dá predominantemente entre indivíduos e grupos considerados " perdedores " dos dois setores, chamados " costumeiro " e " burocrático ", que compõem o sistema que ele chama de " sociedade plural ", seja ela colonial ou pós - colonial. As pessoas que estão tanto à margem do sistema tradicional ( ou seja, à margem do grupo de poder e prestígio que é adquirido pela posição no grupo de parentesco ou nas linhagens mais prestigiadas ), quanto à margem do sistema burocrático ( colonial ou do aparelho de Estado, ou fora do acesso aos bens de consumo e simbólicos propiciados pelo acesso ao sistema ocidentalizado ) seriam passíveis de serem incorporadas nos grupos religiosos de tipo profético, de organização menos hierarquizada, cujo acesso à divindade se dá por via mais imediata ( êxtase, possessão, cura divina, " profetização " ). No caso das adesões dos bakongo às diversas denominações em Angola, percebi forte ressonância com as observações de MacGaffey.
Explicação: