7) Procure no texto o diálogo entre a princesa e o sapo, onde fica claro o acordo entre eles: Texto 2: Conto de Fadas da Mulher Moderna Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma ră. Então, a ră pulou para o seu colo e disse: Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei- me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre... E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso
in?... nem morta! Luís Fernando Veríssimo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
01 – A princesa possui uma atitude típica das heroínas de contos de fada? Explique?
Não, pois a princesa preza por sua independência e não tem a ideia de felicidade relacionada à figura masculina (como costuma acontecer nos contos de fada).
02 – Em um conto de fada clássico, qual seria o desfecho desse conto?
Ela terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre”.
03 – Qual o conceito de “Felizes para sempre” para o príncipe?
Construir um lar feliz no qual ela viveria em função de cuidar dele e da família.
04 – Em sua opinião, qual o conceito de felicidade na visão da princesa?
Ser independente. (Essa resposta é pessoal, portanto existem diversas respostas certas).
05 – Quais adjetivos são usados para definir a princesa? Esses adjetivo condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique.
Independente, cheia de auto estima. As características da princesa condizem com sua atitude final, pois ela preza por sua liberdade.
06 – Intertextualidade é quando um texto remete a outro. Existem três tipos de intertextualidade, a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriação (quando o texto é reescrito com as mesmas palavras) e Paródia (quando o texto possui ideias contrárias as ideias centrais do texto original). No texto lido lembramos a clássica história do príncipe transformado em sapo e na construção desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique.
Paródia, pois perverte a ideia do texto original. A ideia principal do texto de Veríssimo é completamente diferente da ideia do clássico conto de fadas.