7 perguntas e suas respostas sobre o período regencial
Soluções para a tarefa
1- Quando ocorreu o Período Regencial e qual a sua duração? R: o Período Regencial ocorreu de 1831 até o ano de 1840.
2- Qual o motivo do Período Regencial? R: a abdicação de D. Pedro I, cujas pressões internas só aumentavam, ainda mais após a morte da Imperatriz Leopoldina, uma exímia estrategista política que auxiliava o imperador.
3- Quem foram os regentes? Lima e Silva. senador Vergueiro,Marquês de Caravelas; João Bráulio Moniz, José da Costa Carvalho (2ª regência trina); Diogo Antônio Feijó e Araújo Lima.
4- Quais foram as fases do período Regencial? R: Regência Trina permanente, Regência Trina provisória, Regência una de Padre Feijó e a Regência una de Araújo Lima.
5- O que marcou o período regencial? R: diversas revoltas pelo império, tal como a Cabanagem e a Revolução Farroupilha.
6- O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por uma série de revoltas em vários pontos do Brasil. Sobre as revoltas ocorridas no Período Regencial, indique qual das alternativas abaixo está incorreta:
a) Balaiada, no Maranhão.
b) Sabinada, na Bahia.
c) Inconfidência Mineira, em Minas Gerais. X
d) Revolta Farroupilha, no Sul do país.
7- Responda brevemente por que o Período Regencial (1831-1840) é considerado um período de transição na história da formação do Estado brasileiro.
Resp:
Este período foi considerado de transição na história da formação do Estado brasileiro por ter sido formado entre a saída de Dom Pedro I, quando retornou a Portugal para assumir o trono, e a chegada à maioridade de Dom Pedro II, o príncipe herdeiro que em 1840 subiu ao trono no Brasil. A transição entre os governos dos dois imperadores representou também o fortalecimento do poder do estado central no Rio de Janeiro sobre as províncias, ao conter diversas revoltas separatistas ocorridas em vários pontos do país. Além disso, este também é o período em que políticos nascidos no Brasil, como Francisco de Lima e Silva e Diogo Antônio Feijó, começaram a consolidar de fato as instituições políticas nacionais exercendo a regência. O embate de ideias com outras personalidades brasileiras, como o José Bonifácio de Oliveira Sobrinho foi, fundamental para esta consolidação.