7) O problema da mimesis em Platão e Aristóteles até hoje tem ressonância no mundo contemporâneo. Grande parte do público recusa a
arte produzida na contemporaneidade por conta da estética platônica.
Aristóteles liberta a arte dos limites determinados por Platão e afirma que
a) a arte não tem como fim a verdade.
b) a arte tem a ver com a catharsis, uma função social terapêutica.
c) a arte é mimética, ou seja, apenas imita a aparência das coisas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas está correta.
Soluções para a tarefa
A questão foi oficialmente anulada, já que há um problema com as alternativas (sendo impossível determinar qual delas é a correta).
De qualquer modo, aquilo que é afirmado em B e C é correto, já que Aristóteles via como uma das grandes funções da arte a catarse, que era o "expurgo" de "paixões perigosas" por meio da dramatização, e via arte sim como um fenômeno imitativo, apenas não via nisto o mesmo "pecado" que Platão via, não vendo a imitação como algo que deveria ser detestado e evitado por si mesma, já que tinha outra noção de verdade, diferente da noção puramente idealista de Platão.
Resposta:
, aquilo que é afirmado em B e C é correto, já que Aristóteles via como uma das grandes funções da arte a catarse, que era o "expurgo" de "paixões perigosas" por meio da dramatização, e via arte sim como um fenômeno imitativo, apenas não via nisto o mesmo "pecado" que Platão via, não vendo a imitação como algo que deveria ser detestado e evitado por si mesma, já que tinha outra noção de verdade, diferente da noção puramente idealista de Platão.