7. O Ofício das Baianas de Acarajé constitui um bem cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos saberes em 2005, que consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia. Disponível em:. Acesso em: 29 fev. 2009. Adaptado. O texto contém a descrição de um bem cultural que foi reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) como patrimônio imaterial, pois representa:* a. Uma técnica culinária com valor comercial e atratividade turística. B. Um símbolo da vitalidade dessas mulheres e de suas comunidades. C. Uma manifestação artística antiga e de abrangência nacional. D. Um modo de fazer e viver ligado a
Soluções para a tarefa
O bem cultural descrito foi reconhecido pelo Iphan como patrimônio imaterial pelo fato de que representa um modo de fazer e viver ligado a uma identidade étnica e regional. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.
Ofício das Baianas de Acarajé
O Ofício das Baianas de Acarajé é tido como um bem cultural, e este teve seu reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional como um patrimônio imaterial, o que caracteriza-se como um dos diversos modos que colaboram para a preservação da memória e do saber histórico nacional.
Por meio dessa preservação de memória, há a possibilidade de revisar o passado e a cultura presente no Brasil.
Alternativas restantes do enunciado:
- D) um modo de fazer e viver ligado a uma identidade étnica e regional.
- E) uma fusão de ritos das diferentes heranças e tradições religiosas do país.
Veja mais sobre patrimônio imaterial:
https://brainly.com.br/tarefa/8751285
#SPJ4