7) (FATEC/2009) Considere as afirmações a seguir sobre uma das doenças representadas na tirinha:
I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação específica.
II. Se uma mulher daltônica transmitir um dos seus autossomos portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele será certamente daltônico.
III. Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo tem dificuldades para distinguir cores.
IV. O daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já tem tratamento e cura.
V. Uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu de seu pai o cromossomo X, portador do gene alelo mutante para essa doença, tem visão normal para as cores.
Está correto o contido em:
a) III e V, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) I, II, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C) II, III e V, apenas.
Explicação:
I - está errado
II - a mãe que é daltônica pode transmitir o seu autossomos portador do daltonismo ao filho. A mulher, mesmo que não tenha daltonismo, ela pode transmitir o cromossomos x ao seu filho
III - está correta
IV - daltonismo não tem cura, mas existe ferramentas, como óculos específicos, que ajuda a ter uma melhor compreensão das cores
V - não é uma regra que o filho terá daltonismo só porque o pai é portador do alelo do daltonismo.
Em relação ao daltonismo, as afirmativas mais coerentes para esta questão seriam II, III e V, opção C.
Para resolver essa questão, é imprescindível compreender a 1° e 2° lei de Mendel, para que entenda como ocorre a definição sexual cromossômica na espécie humana.
Como ocorre a definição cromossômica?
Basicamente, a espécie humana, em suas células diploides, possui 46 cromossomos, sendo 44 cromossomos autossômicos, representados por XX e dois sexuais, podendo ser XY para determinar o sexo biológico masculino ou XX para determinar o sexo biológico feminino.
Porém, além dessa determinação do sexo biológico, outros genes e características podem ser relacionadas à esse par de cromossomos, devido à herança genética. Assim, o daltonismo, está relacionado à uma alteração do gene localizado no cromossomo X.
Daltonismo é mais comum em homens
Por ser provocado por uma anomalia hereditária recessiva do cromossomo X, o sexo biológico masculino, têm apenas um cromossomo X. Ou seja, se esse único for recessivo, já faz o homem ser daltônico.
No caso das mulheres, pelo fato de possuírem dois cromossomos X, as chances de serem daltônicas são menores, porque, os dois cromossomos têm que ser recessivos pra isso acontecer.
Resumidamente, mesmo que a mulher seja heterozigótica, possuindo o alelo recessivo (XDXd) para o daltonismo, a mesma terá visão normal. Porém, poderá transmitir o alelo recessivo se tiver um filho porque ele não vai ter um segundo cromossomo X, apresentando apenas o alelo recessivo do gene.
Estude mais sobre genética em:
https://brainly.com.br/tarefa/36132967
#SPJ2
Logo, a alternativa correta é a letra b) I, III e IV, apenas.