7. Desde meados da década de 1970 que o Brasil vem registrando taxas de natalidade proporcional e sequencialmente menores em relação ao quantitativo populacional total. Assinale o fator que NÃO possui relação com esse fenômeno demográfico: *
diminuição da população rural.
difusão do planejamento familiar.
incentivos públicos para métodos contraceptivos.
inclusão da mulher no mercado de trabalho.
controle populacional rígido do Estado.
Soluções para a tarefa
Controle populacional rígido do Estado.
As taxas de natalidade do Brasil sofreu um progressiva diminuição devidos aos seguintes fatores:
- Diminuição da população rural.
Pois, com a industrialização houve a migração para áreas urbanas, consequentemente, esvaziando áreas rurais, estas responsáveis pelos maiores índices de crescimento populacional.
- Difusão do planejamento familiar:
Esse tipo de atitude é responsável não somente para fins de estabilidade pessoal e financeira como fins políticos, no caso, controle de natalidade.
- Incentivos públicos para métodos contraceptivos:
O governo brasileiro começou o incentivo ao controle e distribuição de métodos contraceptivos, como a camisinha, por volta do ano de 1974, ao ver o outros países fazendo tal ato.
Isso ocorreu por causa da chamada Carta de Bucareste, esta enviada aos países desenvolvidos autorizando intervenção estatal para o controle de natalidade. Concluía-se que o excesso populacional causaria os problemas sociais.
- Inclusão da mulher no mercado de trabalho:
A inserção da mulher ao mercado de trabalho acarretou a queda do crescimento populacional, uma vez que após longas jornadas de trabalho a mulher não almejava tanto a maternidade como nos tempos em que ela era apenas empregada doméstica.
- Controle populacional rígido do Estado:
O brasil adotou o método de incentivos e conscientizações, diferentes dos países desenvolvidos, que optaram pela postura do controle rígido do Estado.
Para mais informações, acesse:
Conceito de taxa de natalidade: https://brainly.com.br/tarefa/10439331
Resposta:
difusão do planejamento familiar.
Espero ter ajudado