7 - Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo: ( ) A diferença entre o método observacional e experimental é que, no primeiro, o cientista apenas observa algo que acontece ou já aconteceu, enquanto que no segundo, o cientista toma providencias para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue. ( ) O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, sua avaliação, interpretação sobre essas descobertas. ( ) O representacionismo é a crença de que podemos representar adequadamente e estavelmente o mundo através da linguagem. Existe uma implicação necessária entre o realismo ontológico e o representacionismo. O coração da questão, é que o realismo ontológico é assumido por nossa linguagem, sendo na verdade sua própria essência. ( ) Um dos critérios de cientificidade, conforme Demo, consiste no objeto de estudo bem definido e de natureza racionalista. Marque a ordem correta:
V – V – V – F
F-F-V-F
V-V-F-V
V-F-V-F
8 - O que encontraremos se passarmos os olhos por enciclopédias filosóficas e dicionários de Filosofia atrás da definição de ciência? Ferrater Mora (1994) indica que a palavra ciência é derivada do vocábulo scientia, substantivo que procede do verbo scire, que significa saber. Etimologicamente, ciência equivale a "o saber". Deste sentido básico, originário, podem derivar interpretações errôneas do termo, o que leva a borrar seus limites precisos. Porque há “saberes” que não pertencem à ciência, como o conhecimento de fatos cotidianos vulgares ou de experiências subjetivas, no entanto, isto não significa que estes “saberes” não se constituam em formas de conhecimento legítimas. Porém, legítimas em esferas de legitimidade epistemologicamente distintas. Analise as afirmativas abaixo: I.Este tipo de conhecimento é prático, empírico, que adquirimos em virtude de nossa experiencia ordinária cotidiana, onde descobrimos de forma superficial como funcionam as coisas de forma a podermos no orientar eficientemente num ambiente determinado, e que muitas vezes é transmitido de geração em geração pela tradição orla. II. Conhecimento infalsificável, baseado na intuição ou emoção em suas crenças básicas, e na razão na construção do edifício doutrinário de consequências destas crenças. III.Tentamos responder os problemas do mundo ou da existência com base somente na especulação racional. Este corpo de conhecimento é sistemático e infalsificável, no entanto, todas as suas alegações e conclusões são submetidas a permanente crítica racional. IV.Modo de conhecimento que aspira a formular, mediante linguagens rigorosas e apropriadas, leis por meio dos quais se regem os fenômenos. A ordem correta dos conhecimentos citados acima é:
Conhecimento filosófico, Senso comum, Conhecimento religioso e Conhecimento cientifico.
Senso comum, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e Conhecimento empírico.
Conhecimento empírico, Senso comum, conhecimento teológico e Conhecimento cientifico.
Senso comum, Conhecimento religioso, conhecimento filosófico e Conhecimento cientifico.
9 - A comunicação científica é uma informação limitada pela sua extensão de acordo c
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 07
V – V – V – F
Analisando:
( V ) A diferença entre o método observacional e experimental é que, no primeiro, o cientista apenas observa algo que acontece ou já aconteceu, enquanto que no segundo, o cientista toma providencias para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue.
( V ) O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, sua avaliação, interpretação sobre essas descobertas.
( V ) O representacionismo é a crença de que podemos representar adequadamente e estavelmente o mundo através da linguagem. Existe uma implicação necessária entre o realismo ontológico e o representacionismo. O coração da questão, é que o realismo ontológico é assumido por nossa linguagem, sendo na verdade sua própria essência.
( F ) Um dos critérios de cientificidade, conforme Demo, consiste no objeto de estudo bem definido e de natureza racionalista.
Seria natureza empírica.
__________________________________________
QUESTÃO 08
Senso comum, Conhecimento religioso, conhecimento filosófico e Conhecimento cientifico.
Associando:
I - Senso Comum: Este tipo de conhecimento é prático, empírico, que adquirimos em virtude de nossa experiencia ordinária cotidiana, onde descobrimos de forma superficial como funcionam as coisas de forma a podermos no orientar eficientemente num ambiente determinado, e que muitas vezes é transmitido de geração em geração pela tradição orla.
II - Conhecimento religioso: Conhecimento infalsificável, baseado na intuição ou emoção em suas crenças básicas, e na razão na construção do edifício doutrinário de consequências destas crenças.
III - Conhecimento filosófico: Tentamos responder os problemas do mundo ou da existência com base somente na especulação racional. Este corpo de conhecimento é sistemático e infalsificável, no entanto, todas as suas alegações e conclusões são submetidas a permanente crítica racional.
IV - Conhecimento cientifico: Modo de conhecimento que aspira a formular, mediante linguagens rigorosas e apropriadas, leis por meio dos quais se regem os fenômenos.
QUESTÃO 09
Incompleta...
Resposta:
Questão 7 V – V – V – F
Questão 8 Senso comum, Conhecimento religioso, conhecimento filosófico e Conhecimento cientifico.
Questão 9 III e IV
Questão 10 D-C-A-B
Explicação: