Português, perguntado por roselifreitasfr5304, 1 ano atrás

7.As orações subordinadas substantivas, quando na forma de orações reduzidas, apresentam o verbo sempre no infinitivo. Identifique, nos períodos a seguir, as orações reduzidas e classifique-as.a)No caminho para casa, disse à mulher que se arrependera de não acertar o convite para o jantar com os amigos.b)Para que o jovem atacante se torne um jogador completo só falta uma coisa: chutar bem com os dois pés.c)A investigação concluiu estar o diretor da empresa envolvido nas fraudes.d)Sozinho naquele imenso casarão, o velho fazendeiro à$ vezes tinha a impressão de não existirem, além dele, outras pessoas no mundo.•) A cada dia torna-se mais desgastante para o cidadão comum conviver com as dificuldades da vida nas grandes cidades.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
4

Olá, boa tarde!


A alternativa correta para essa questão é a letra “C”: “A investigação concluiu estar o diretor da empresa, envolvido nas fraudes” e a “D”: “Sozinho naquele imenso casarão, o velho fazendeiro às vezes tinha a impressão de não existirem, além dele, outras pessoas no mundo”.


Ambas podem ser classificadas como orações subordinadas substantivas reduzidas.


Primeiro, vamos analisar por que não poderia ser as outras frases.


A oração subordinada substantiva é aquela que possui o papel de substantivo. Pode exercer a função sintática de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto. De acordo com essas funções, ela podem ser classificada como desenvolvidas e reduzidas.


Nas orações subordinadas substantivas desenvolvidas, há a presença de uma conjunção integrante “que” e “se”, que acompanham pronomes, conjunções ou locuções adjetivas.


Já as subordinadas substantivas reduzidas não existe conjunção integrante. Os verbos podem surgir no infinitivo, no particípio ou no gerúndio.

As orações das alternativas A, B, e E são orações subordinadas substantivas desenvolvidas porque todas apresentam a conjunção integrante, tanto a “que” como a “se”.


As letras “C” e ‘D”, pelo contrário, não apresentam nenhuma conjunção. Na letra “C”, o verbo “estar” encontra-se no infinitivo e sentimos falta de um elemento de ligação.


Na letra “D”, conseguimos perceber que poderia haver uma conjunção integrante “que” no seguinte trecho: “tinha a impressão de (que) não existirem (não existiam).


Espero ter ajudado!


Até breve!



Perguntas interessantes