Geografia, perguntado por carlosalvesps14, 7 meses atrás

7. A pirâmide etária é um gráfico que expressa o número de habitantes de 5 pontos
um país, estado, região ou município e sua distribuição por sexo e idade.
Observe as pirâmides etárias abaixo. Com base nas pirâmides etárias
brasileiras, marque a alternativa incorreta.
1980
2000
41012
a) A pirâmide etária de 1980 evidencia elevadas taxas de natalidade, fecundidade e
mortalidade, baixa expectativa de vida e elevado crescimento populacional.
b) A pirâmide etária de 2000 demonstra a diminuição das taxas de natalidade e de
fecundidade.
c) A pirâmide etária de 2000 demonstra o aumento da expectativa de vida e da
diminuição do crescimento populacional.
d) A diminuição do número de jovens, indicada pela pirâmide de 2000, deve-se ao
aumento da mortalidade infantil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por elias950158
5

Resposta:

Pirâmides Etárias

Três Gerações/Aquário em Santos-litoral paulista

Crescimento populacional e estrutura etária.

A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:

Jovens (O-14 anos)

Adultos (15-64 anos)

Idosos (acima de 65 anos)

Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.

Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo;

a base representa o grupo jovem (até 19 anos);

a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos);

e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).

As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido econômicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

Classificação por idade

Existem duas formas de classificação. Tanto uma como a outra levam em conta, de forma aproximada, a relação que existe entre a idade biológica e a idade profissional: PEA (População Economicamente Ativa).

Estrutura etária em países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado às reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria.

Estrutura etária em países subdesenvolvidos.

Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura.

Países emergentes – Brasil.

No caso do Brasil, e de outros países classificados como "emergentes", a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando. Essa é uma das razões das mudanças recentes no sistema de previdência social, com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.

Perguntas interessantes