7. A partir do texto lido, a utilização de técnicas de construção de barragens é sempre um indicativo de progresso? Justifique a sua resposta.
8. A construção de barragens é uma técnica bem difundida entre os povos. Pesquise e cite exemplos de diferentes tipos de barragens e suas funções em diferentes contextos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mas qual a função de uma barragem?
É um tema muito importante e nós vamos explicar pra vocês um pouquinho dos tipos de barragens e quais as funções que elas podem desempenhar.
A barragens são estruturas construídas transversalmente, em meio à cursos de água, com objetivo de conter e acumular grandes quantidades de água ou deposição de outros materiais líquidos e sólidos, como, por exemplo, rejeitos de processos industriais. Suas principais funções então ligadas à: reserva de água, geração de energia elétrica, controle de cheias, contenção de sedimentos (controle de erosão) e contenção de rejeitos industriais.
Os tipos de barragem variam de acordo com sua finalidade e terreno onde se localizam. Listamos abaixo os principais tipos para vocês:
Barragem de terra
É o tipo de barragem mais comum, pois pode ser apoiada em tipos variados de fundação. Normalmente, são construídas com finalidade de armazenar água e se divide em dois tipos de acordo com os materiais que a estruturam: homogêneo e zonado.
Esse tipo de barragem é caracterizado por vales muito largos. No caso das barragens homogêneas os taludes são constituídos por um único material impermeável. Já as do tipo zoneadas possuem seu núcleo composto por material impermeável e as demais camadas por materiais mais permeáveis, que possuem função de suportar e proteger o núcleo. A inclinação desses taludes deve ser suave para que haja estabilidade.
Barragem de terra
Barragem de rejeitos
A barragem de rejeitos é considerada a forma “mais comum e mais barata”. Ela possui como função o acumulo de resíduos de processos industriais.
Essas barragens são inicialmente construídas de terra, enrocamento, rejeitos e até concreto. Em meio ao seu processo de construção existe o método chamado de “alteamento a montante”, no qual a barreira de contenção recebe camadas do próprio material do rejeito, o que foi o caso das barragens de Mariana e Brumadinho.
Há também dois outros métodos semelhantes de alteamento: a jusante e método da linha de centro, todas elas incluem a construção inicial de um dique de partida, a diferença está na direção do alteamento.
Explicação:
A utilização de técnicas de construção de barragens nem sempre é um indicativo de progresso, já que são muitas vezes construídas sem os parâmetros adequados causando danos econômicos, ambientais e sociais.
As barragens são um indicativo de progresso?
Questão 7: Não necessariamente, as barragens são projetadas para conter e reservar substâncias, algumas vezes provenientes dos processos de mineração.
Na maioria das vezes elas são construídas perto de áreas habitadas, sem cuidados nem regularizações, o que pode gerar desastres enormes em caso de ruptura.
Questão 8: Dentre as principais funções das barragens, temos as seguintes:
- Conter e acumular líquidos/sólidos;
- Controle de cheias;
- Geração de energia elétrica;
- Contenção de rejeitos;
- Contenção de sedimentos.
Enquanto que, os tipos de barragens variam de acordo com o terreno e suas finalidades, alguns exemplo são:
- De rejeitos
- De terra
- Em arco
- De gravidade em concreto
- Contraforte de concreto
- De enrocamento com face de concreto
Entenda mais sobre as barragens em: https://brainly.com.br/tarefa/49961950 mulheres