7 — A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação , como o Registro e o Inventário, além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. De acordo com o texto acima, como podemos explicar o conceito de Patrimônio Imaterial: a) O IPHAN ao dividir Patrimônio cultural em material e imaterial, teve a intenção de restringir as políticas de patrocínio. b) O reconhecimento de Patrimônio Imaterial foi criado para proteger os novos artistas, através de políticas de patrocínio. c) O Patrimônio Imaterial se preocupa, em especial, com os ritmos brasileiros visto a preocupação com a intensa entrada de ritmos estrangeiros no Brasil. d) Pode aplicado a qualquer tipo de festas e manifestações culturais, presentes numa determinada região. e) Os Bens Culturais Imateriais estão relacionados a celebrações, expressões artísticas, lugares, saberes, ofícios e modos de fazer que façam parte do cotidiano e da vida social de uma região
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
Tudo aquilo que faz parte da vasta gama cultural de uma sociedade, mas não existe concretamente, pode ser considerado cultura imaterial. O idioma, as gírias e variações linguísticas, a religião, as festas populares, as festas religiosas, a dança, a música, as lendas e crenças populares, e a culinária são manifestações culturais que identificam determinadas sociedades e não existem materialmente.
A resposta correta é a letra E) Os Bens Culturais Imateriais estão relacionados a celebrações, expressões artísticas, lugares, saberes, ofícios e modos de fazer que façam parte do cotidiano e da vida social de uma região .
O patrimônio imaterial se trata de conjunto de bens os quais possuem um valor, porém não têm preço definido, isso porque eles não são negociáveis.
Vale frisar que o patrimônio cultural tende a reunir conhecimentos, práticas e também modos de vida e de expressão além de lugares.
Ele tende a ser transmito de geração em geração e cada uma delas possui a obrigação de trazer contribuições para a cultura imaterial que fora passada para eles.
Bons estudos!