6ª QUESTÃO
PARA QUE SERVE O GOVERNO?
Muitos leitores já devem ter feito essa pergunta. Ou, colocando as coisas de outra forma, seria possível não ter governo? Um exercício intelectual interessante é imaginar o que aconteceria se, por exemplo, um transatlântico com 2.000 passageiros naufragasse e todas as pessoas conseguissem se salvar, sem que o resto do mundo saiba do seu destino, indo parar em uma ilha deserta. O pequeno anarquista que vive dentro de cada um, no início, provavelmente levaria cada pessoa a tentar sobreviver de forma independente das outras. Com o passar do tempo, porém, algumas perguntas começariam a surgir, tais como:
Como fará a comunidade para se proteger da ação dos animais selvagens?
Se houver um litígio entre duas pessoas, quem arbitrará para decidir quem está com a razão?
Quem tomará conta dos eventuais infratores que, por exemplo, forem pegos roubando o sustento dos outros?
Quem tomará conta dos doentes?
O leitor já terá percebido que o exercício proposto nada mais é do que uma parábola para explicar e justificar a existência dos governos. De fato, a primeira questão está associada ao que seria o conceito de "defesa"; a segunda ao de "justiça" etc. O governo surge então como um fato natural da evolução das sociedades humanas, como forma de organizar e disciplinar melhor as relações entre as pessoas. A partir dessa necessidade inicial, porém, é claro que há uma série de vícios e imperfeições, como a má escolha de prioridades; o desperdício de recursos etc., que constituem o fermento que alimenta as críticas que, em maior ou menor medida, são dirigidas aos governos de todos os países do mundo. Pode-se e deve-se tentar minorar essas imperfeições, sem perder de vista que a alternativa à existência de um governo é o "cada um por si", o que é obviamente incompatível com qualquer forma de convivência civilizada entre pessoas ou grupos sociais.
Texto disponível em: GIAMBIAGI. F; ALÉM. A. C. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações a seguir:
I. Segundo a teoria econômica, o setor público exerce três funções básicas: ajustamento da alocação de recursos; ajustamento da distribuição da renda e da riqueza; e estabilização econômica.
II. Por intermédio da função de ajustamento da alocação de recursos, o setor público objetiva ampliar a oferta de todo bem ou serviço fornecido pelo setor privado a preços fora do alcance de amplas parcelas da população.
III. Entre os instrumentos de ajustamento da distribuição da renda e da riqueza, incluem-se a tributação e a adequada seleção dos gastos públicos.
IV. As políticas fiscal e monetária são importantes instrumentos empregados no desempenho da função de estabilização econômica.
V. O exercício das funções básicas do governo se efetiva por intermédio da elaboração e execução de sua política orçamentária.
É incorreto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I.
II.
III.
IV.
V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta correta, alternativa I
nazare131120:
A ALTERNATIVA INCORRETA É A II
Perguntas interessantes