64) O que a guerra Fria tem a ver com a guerra entre Rússia e Ucrânia????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para que possa se compreender as raízes do conflito entre Ucrânia e Rússia, é preciso retornar ao momento da Guerra Fria (1947-1989), marcada pela bipolaridade entre EUA, defensor do modelo econômico capitalista e político democrático, e a URSS, defensora do modelo econômico socialista e político autocrático
Resposta:
Para que possa se compreender as raízes do conflito entre Ucrânia e Rússia, é preciso retornar ao momento da Guerra Fria (1947-1989), marcada pela bipolaridade entre EUA, defensor do modelo econômico capitalista e político democrático, e a URSS, defensora do modelo econômico socialista e político autocrático ou ...unipartidário. A nomenclatura do conflito se fundamentou no embate ideológico entre as duas potências, cada qual impondo seu modelo político-econômico em regiões estratégicas do globo. Outra característica preponderante do período foi a corrida armamentista, consistente na disputa de maior poderio militar e desenvolvimento de ogivas nucleares mais potentes do que as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki. A busca da hegemonia mundial também se dava no campo das artes, do entretenimento e da literatura, chegando em seu ponto máximo durante a corrida espacial, na qual EUA e URSS criaram agências governamentais com o escopo de desenvolver tecnologias de domínio do espaço sideral próximo, lançamentos de satélites artificiais e a conquista da Lua.
A bipolaridade das potências na Guerra Fria somente encontraria seu fim com a dissolução da URSS, em 1991. Antigos países que antes formavam o bloco soviético (Ucrânia, Bielorrússia, Estônia, Lituânia, Letônia, dentre outros) passaram a ser independentes e a Rússia voltou a figurar como nação separada no cenário geopolítico. A década de 90 pode ser considerada o período de maior aproximação entre Estados Unidos e Rússia, principalmente pela implementação de políticas conjuntas de privatização de grandes empresas estatais russas e de acordos bilaterais assinados por Bill Clinton e Boris Yeltsin. Além da aproximação russo-americana, o período também representou a expansão da influência da Otan pelo Leste Europeu. Letônia, Estônia e Lituânia, antigos membros da URSS, passaram a integrar o bloco, em meados dos anos 2000, representando significativa perda política e militar da Rússia na região.
Explicação: