6- Um bastão de vidro é atritado em certo tipo de tecido. O bastão, a seguir, é encostado num eletroscópio previamente descarregado, de forma que as folhas do mesmo sofrem uma pequena deflexão. Atrita-se a seguir o bastão novamente com o mesmo tecido, aproximando-o do mesmo eletroscópio, evitando o contato entre ambos. As folhas do eletroscópio deverão:
Soluções para a tarefa
Quando é evitado o contato entre ambos, as folhas do eletroscópio deverão: abrir-se mais, independentemente da polaridade da carga do bastão.
Como funciona a Eletrização?
A eletrização por sua vez é quando um corpo acaba adquirindo cargas por meio da eletrização, onde os processos de eletrização acabam sendo por alguns motivos, como:
- Contato, atrito e indução.
PS: O campo elétrico por usa vez demonstra a ação das forças que se encontram a distância.
Então quando analisamos esse bastão de vidro que acaba sendo atritado em um determinado tipo de tecido, veremos essa deflexão em relação a eletrização. Então quando o bastão acaba sendo atritado pela primeira vez, existe uma troca de elétrons entre ele e o tecido, mostrando que são de mesmo módulo, porém com sinais distintos.
Já no segundo atrito ocorrido, a troca de elétrons acaba sendo bem maior, consequentemente aumentando a carga de ambos e é por isso que a alternativa correta é a que diz sobre abrir-se mais, independentemente da polaridade da carga do bastão.
Para saber mais sobre Eletrização:
brainly.com.br/tarefa/29860303
#SPJ4