Sociologia, perguntado por Dudamaria217, 1 ano atrás

6. (UEL-2015) Na obra “O Suicídio” (1897), Durkheim trata de um aspecto patológico das sociedades modernas e revela do modo mais marcante, a relação entre o indivíduo e a coletividade.
Com base na definição do autor acerca do suicídio anômico, podemos entender que...
a)É o mais observado nas sociedades primitivas, marcado pelo completo desaparecimento do indivíduo no grupo.
b)Está mais relacionado com sacrifícios baseados em moral dominante que é espalhada pela consciência coletiva.
c)Corresponde ao afastamento do indivíduo do grupo, e se estabelece em sociedades, tipicamente, tradicionais.
d)Está mais relacionado a uma situação de rigidez nas normas. quando o indivíduo não almeja mudança.
e)É o mais característico da sociedade moderna e é revelado pela correlação estatística entre a frequência do suicídio e as fases do ciclo econômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4
Olá,

Alternativa correta é a E porque para Durkheim, dentre os 3 tipos de suicídios, o anômico está relacionado a fenômenos sociais que afetam os indivíduos. Mudanças no ciclo econômico e sociais causam mudanças abruptas para muitos dos cidadãos, o que ocasiona a ruptura destes com a sociedade, levando-os ao suicídio.

Uma crise econômica é o exemplo disso, onde o cidadão perde completamente a sua autonomia e motivação; toda sua vida, planos e carreira são perdidos e ele cai num mar de depressão, o que o leva ao suicídio. A modernidade e suas mudanças é outro fator que leva ao suicídio segundo esta ótica, pois há uma quebra entre o indivíduo e a sociedade, destruindo os laços deste com ela. E para o autor, o que mantém um indivíduo "motivado", digamos assim, são os laços que ele possui com a vida em sociedade.

Afinal, o homem é um ser social. A partir que ele perde seu laço com a vida em sociedade a sua vida deixa de fazer sentido
.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes