Ed. Física, perguntado por marcule16, 9 meses atrás

6- Segundo sua compreensão da leitura feita do tema 'Desigualdade de Gênero no
Esporte, faça um breve comentário sobre a desigualdade abordada e como podemos
diminui-la.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mary03M
0

Resposta:

Na sociedade contemporânea o esporte é considerado uma dimensão importante para a promoção da qualidade de vida, para educação, promoção de saúde e, por muitas vezes é entendido como forma, ferramenta para a discussão de direitos. Para a discussão dos direitos, o esporte revela-se campo fértil onde as desigualdades estão presentes no cotidiano social. O esporte nos fornece subsídios suprir o campo de pesquisa desde o acesso até a efetividade das práticas. Não foi preciso esperar os megaeventos acontecerem no Brasil para que pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento estudassem como se dão as questões de gênero no contexto esportivo. O esporte foi, e por muitos ainda será considerado um espaço masculino... de poucos, para poucos.

Explicação:

A desigualdade de gênero é um problema antigo, porém atual. Desde os primórdios da humanidade, a maioria dos povos caminhou para o desenvolvimento de sociedades patriarcais, em que o homem detinha o poder de mando e decisão sobre a família. Esse modelo foi transposto do âmbito familiar privado para o âmbito público, fazendo com que sistemas políticos desenvolvessem-se pelo comando masculino.Mas então, a pergunta que fica é: o que fazer para conseguir minimizar a desigualdade de gênero no esporte? Primeiro, temos que rever alguns conceitos, Começando pelas comparações entre os gêneros não fazem sentido nenhum. Até porque os dois não competem entre si oficialmente. Não temos uma Copa do Mundo onde times masculinos e femininos se confrontam em campo. Por isso, é preciso descartar opiniões do tipo “Marta nunca seria artilheira se jogasse no masculino”.

O segundo é a valorização das atletas e de suas conquistas. Para promover o desenvolvimento, é preciso que o interesse de todas as partes exista. Não só das marcas ao patrocinar clubes e atletas, ou dos governos que devem incentivar a prática esportiva feminina, mas da imprensa, que deve e precisa ser um agente transformador da cultura de consumo dos produtos do esporte.  

E se você estiver se perguntando como “meros espectadores” também podem ajudar neste processo, é simples: incentive o esporte feminino. Assista aos jogos, dê visibilidade às atletas, compartilhe notícias sobre mulheres e suas conquistas e, o mais importante, mostre o respeito que as modalidades femininas merecem.  

O consumidor é a alma de qualquer negócio e com o esporte não é diferente.

Perguntas interessantes