identifique uma ação de governo durante a Guerra Fria (1947-1991) que denotava a autonomia relativa da politica externa brasileira frente à lógica da bipolarização mundial?
Soluções para a tarefa
Durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart, o candidato poderá citar os seguintes fatos: a implementação da "política externa independente"; o gesto simbólico de independência da política externa brasileira que foi representada na condecoração de Che Guevara pelo presidente da República; o envio de missão comercial à China comunista; o restabelecimento das relações diplomáticas com a URSS. Por outro, durante o regime militar, poderá ser também citado o restabelecimento das relações diplomáticas com a China em 1974; o reconhecimento diplomático de Angola durante o governo Geisel; a denúncia do acordo de cooperação militar Brasil-Estados Unidos pelo governo Geisel, em 1977; a implementação da política externa do "pragmatismo responsável", assim definida por Eduardo Azeredo, Ministro das Relações Exteriores, do Governo Geisel.
***Pra resumir apesar de escolher um "lado" o Brasil mantinha Relações Exteriores também com os países que na ideia era contrários a seu lado escolhido ***