6. Segundo o IBGE, a distribuição de terras é desequilibrada.
Quantos por centos de agricultores controlam 46% das
propriedades rurais no país.
2%
O 3%
4%
O 1%
Solicitar acesso
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA C
As proposições II, III e IV estão corretas. Os pequenos agricultores não conseguem competir com a força dos grandes empresários e proprietários de terra e acabam por abandonar ou vender suas terras. As mudanças ocorridas na estrutura fundiária têm beneficiado cada vez mais a parcela rica da população, que consegue acumular grandes propriedades rurais, ocasionando o êxodo rural de pequenos agricultores e a sua exclusão social.
A proposição I está incorreta porque, no Brasil, as terras concentram-se nas mãos da minoria, e não o contrário. A concentração fundiária é uma característica do meio rural brasileiro.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
LETRA A
De acordo com o mapa, a região que concentra o maior número de conflitos por terra é a região Norte do Brasil, principalmente nos estados do Amapá, Pará e Rondônia.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
LETRA A
O gráfico evidencia uma característica do meio rural brasileiro: estrutura fundiária concentradora. Historicamente, a minoria dos proprietários rurais detém grandes e muitos lotes de terra, enquanto parte considerável da população não tem o mínimo para a sua subsistência.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
LETRA D
a) Falsa - Minifúndios são pequenas propriedades rurais voltadas para a produção de subsistência.
b) Falsa - Latifúndios são grandes propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monocultura.
c) Verdadeira - Módulo rural é uma propriedade em que uma família se estabelece e nela garante sua própria sobrevivência.
d) Verdadeira – Uma empresa rural, de ordem física ou jurídica, volta-se para o desenvolvimento de produtos agropecuários, explorando a economia do espaço agrário de forma racional.
Ver a questão
Resposta - Questão 5
LETRA B
A alternativa B está incorreta. Em países subdesenvolvidos, em virtude da herança dos tempos coloniais em que as grandes propriedades rurais produziam monoculturas para o abastecimento do mercado internacional, as grandes propriedades rurais concentram-se nas mãos de POUCOS proprietários e abastecem o mercado EXTERNO.
Ver a questão
ARTIGO RELACIONADO