História, perguntado por rosilanelemos150, 6 meses atrás

6 - Por que o Alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilistas adotadas por Portugal no

Brasil ?​


VictorMunizM: A rainha de Portugal, D. Maria I, assinou um Alvará determinando que todas as fábricas e manufaturas fossem extintas e abolidas do Brasil, esse Alvará foi uma tentativa de reforçar as práticas mercantilistas. Para que os proprietários das indústrias existentes na Europa pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes seriam necessários mercados livres; ou seja, sem restrições de entrada
de produtos de qualquer país.

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorMunizM
88

Resposta:

As metrópoles impunham a suas colônias o direito exclusivo de comercializar com as regiões colonizadas, o que chamamos de monopólio comercial.

No caso específico do Brasil, tínhamos algumas fábricas, como as manufaturas de tecido, e alguma  

metalurgia de ferro. Em 5 de janeiro de 1785, a rainha de Portugal, D. Maria I, assinou um Alvará determinando que todas as fábricas e manufaturas fossem extintas e abolidas do Brasil. Em pleno final do  

século XVIII, quando as ideias do Liberalismo Econômico já eram defendidas, esse Alvará foi uma tentativa de reforçar as práticas mercantilistas.

Para que os proprietários das indústrias existentes na Europa pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes seriam necessários mercados livres; ou seja, sem restrições de entrada  

de produtos de qualquer país.

Explicação:

Essa é uma reposta completa caso queira :)


jeantim117: valeu. ^¿^
camrenks0: ctrl c crtl v >> VLWWWW
Kaunzera: nem todo herói usa capa aushuashusa
Respondido por heloisagoncalves745
46

O Alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilistas adotadas por Portugal no  Brasil, ao determinar o fechamento de fábricas e manufaturas em todas as partes do Brasil, para que fosse cessada a confecção de tecidos grosseiros de algodão, apenas permanecendo a produção de sacos e vestuário de escravos.

A finalidade era que o comércio europeu expandisse suas atividades para regiões distantes, e afetasse a economia do Brasil, ao causar desemprego.

O Mercantilismo era uma prática econômica que vigorou na Europa no século XV, período da Idade Moderna, preconizando que a fonte de riqueza era advinda do mercado exterior, assim como na acumulação de metais preciosos.

Aprenda mais sobre assuntos relacionados:

https://brainly.com.br/tarefa/1490991

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes