Português, perguntado por ericalara6985, 1 ano atrás

6. Os trechos a seguir fazem parte da crônica “Para uma menina com uma flor”. Porque você é uma menina com uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino, que aliás você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado. [...] E porque você é uma menina com uma flor e tem um andar de pajem medieval; e porque você quando canta nem um mosquito ouve a sua voz, e você desafina lindo e logo conserta, e as vezes acorda no meio da noite e fica cantando feito uma maluca. E porque você tem um ursinho chamado Nounouse e fala mal de mim para ele, e ele escuta e não concorda porque é muito meu chapa, e quando você se sente perdida e sozinha no mundo você se deita agarrada com ele e chora feito uma boba fazendc um bico deste tamanho. (...) [...] E porque você é uma menina com uma flor e cativou meu coração e adora puré de batata, eu lhe peço que me sagre seu Constante e Fiel Cavalheiro. (...) Mc«aes, Vinidus de. A*sla ampleui e praia. Rio dc Janeiro: Nova Aguilar. 2004. p. 790-791. a) A conjunção e liga repetidamente orações que parecem não se relacionar uma à outra. Que relação existe entre essa aparente falta de conexão e o estado de "enamoramento”? b) A oração “porque você é uma menina com uma flor” se repete no início de cada parágrafo. Que efeito essa repetição produz na crônica? c) Quais são as figuras construídas a partir das repetições tratadas nos itens a e b? d) No segundo parágrafo, o narrador usa a prosopopeia como um possível recurso persuasivo para que a namorada reclame menos de suas atitudes. Explique essa afirmação.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
168

Olá


Coloquei a imagem certa da questão pra você.


a) Os apaixonados em estados de "enamoramento" são conhecidos por ficarem um pouco sem jeito, e meio confusos, não sabendo se comunicar direito, ainda mais quando o receptor do discurso é a pessoa amada. Através dessa comparação se dá a relação da falta de fluência direta do texto com a confusão da comunicação de apaixonados.


b) O autor dá a impressão de que essa é a característica que primeiro lhe marcou sobre a menina amada, ele quer dar ênfase a essa característica dela.


c) A repetição da conjunção "e" caracteriza a figura de linguagem de polissíndeto, repetição de conectivos. A repetição da oração caracteriza a anáfora.


d) O autor atribui características humanas ao ursinho da namorada, dizendo que ele discorda quando ela reclama dele, caracterizando exatamente a prosopopeia que se dá pela atribuição de características humanas a objetos inanimados.


Boa noite! :)

Anexos:
Perguntas interessantes