História, perguntado por mrosilaneteixeira, 3 meses atrás

6. O mapa ao lado retrata as invasões ocorridus no Império Romano, que levar am a sua fragmentaço no século V. Analise as afirmativas a seguir: 1 - Algumas tribos bárbaran já viviam dentro das fronteiras romanas, pois haviam feito acordo para protege-las. II - Os romanos não permitiram em momento algum que bárbaros vivessem dentro de suas fronteiras. III - Os Francos foram um dos povos que quebraram os acordos com invadiram o antigo império. IVO Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla, também caiu com as invasões barbaras no século V. OS romanos Estão corretas: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV. c) II e IV. d) Te III. .) I, II e III.​

Soluções para a tarefa

Respondido por shsudbdvbds
2

Bárbaros (povos germânicos)

A concepção de povos bárbaros surgiu na Grécia Antiga, sendo usada inicialmente para referir-se a povos que falavam línguas ininteligíveis para os gregos. Com o tempo, o termo passou a ser associado com uma noção etnocêntrica que classificava o outro, o estrangeiro, como selvagem, inculto e incivilizado.

O termo foi apropriado pelos romanos, que enxergavam como bárbaros todos aqueles que não praticavam a cultura greco-romana. Na história romana, os povos germânicos ficaram muito conhecidos como bárbaros. Esses povos foram fundamentais na crise que colocou fim no Império Romano do Ocidente, no século V.

Quando estamos falando de bárbaros, referimo-nos a uma série de povos, mas, antes de tudo, é necessário entender que a noção de povos bárbaros baseia-se em uma ideia etnocêntrica que surgiu na Grécia Antiga. Os gregos falavam que bárbaros eram todos os que não falavam idioma grego e não tinham a cultura grega.

O termo bárbaro vem de barbaros. Até então, sabemos que a utilização mais antiga dele remonta à Ilíada, poema atribuído a Homero. Acredita-se que, inicialmente, ele tenha sido usado pelos gregos para referir-se a povos que não falavam seu idioma. Foi a partir do período clássico que esse termo ganhou um significado mais etnocêntrico.

Assim, passou-se a usar a designação bárbaro como uma forma de demonstrar diferenciação cultural sob um viés de desprezo pela cultura alheia. Existem algumas evidências que apontam que isso começou a desenvolver-se, principalmente, por conta das Guerras Médicas.

Com isso, o estrangeiro passou a ser enxergado de maneira negativa, e seus costumes e tradições, assim como suas formas de organização política, social, econômica, passaram a ser considerados selvagens. Portanto, todos aqueles que não falavam o grego ou não partilhavam da cultura grega eram vistos como bárbaros.

O termo em questão, no idioma grego, formou-se por uma repetição de onomatopeias, pois os gregos reproduziam a fala dos estrangeiros por meio da sonoridade “bar bar bar” — uma maneira de demonstrarem a não compreensão que tinham dos idiomas estrangeiros.

A concepção de bárbaro ia muito além dos persas e foi usada para outros povos da época. Até mesmo os macedônios, povos de origem grega e que reivindicavam para si essa herança, eram vistos pelos gregos como bárbaros. Os contatos entre gregos e romanos fizeram com que a expressão fosse utilizada na cultura latina, e os romanos tornaram-na usual para referir-se a estrangeiros.

Explicação:

vc pega alguns deste trechos


shsudbdvbds: sim
mrosilaneteixeira: ta certa qual A,B,C,D ou E
shsudbdvbds: rapidinho vou dá uma leitura blz
mrosilaneteixeira: ok
shsudbdvbds: cadê as perguntas?
mrosilaneteixeira: ta la
mrosilaneteixeira: no ultimo paragrafo
shsudbdvbds: achei vou ver tabom
shsudbdvbds: das 5 resposta 54% é a C e eu também tenho quase certeza que é a C
mrosilaneteixeira: obg
Perguntas interessantes