História, perguntado por vickyplays3367, 1 ano atrás

6) Leia o texto abaixo e responda ás questões.


" Ora, a simples desobediência já retirava parte da autoridade do senhor, que dependia, para que a fazenda funcionasse e desce lucro, da obediência cega dos trabalhadores. Por outro lado, os escravos sabiam o risco que corriam: o inimigo era superior em forças, não havia garantia e, caso fossem descobertos, não teriam nenhuma proteção legal. Resistir demandava também criatividade, sorte, barganha e malícia: por isso, muitas vezes a estratégia foi indireta, buscando não apenas atacar, mas, sobretudo, desgastar o inimigo [...]. A sabotagem representava um perigo constante, e seu êxito dependia de muito pouco: uma chispa de fogo no canavial, o limão cortado em pedaços e esquecido nos tachos de cobre onde se cozia o caldo de cana para a produção do melado, um dente quebrado nos cilindros dentados da moenda [...]."


A) Que ato de resistência é descrito no texto? Quais eram as suas consequências?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
137

A - O texto descreve atos de sabotagem, um tipo de resistência dos povos escravizados no Brasil contra aqueles que os escravizavam. Ao praticar a sabotagem, por meio dos incêndios e da destruição do maquinário (por exemplo, com a inserção de um dente quebrado nas rodas da máquina) os escravos prejudicavam e faliam os seus escravizadores, de modo que poderiam com mais facilidade adquirir a sua alforria.

Se fossem pegos os escravos seriam punidos com castigos físicos extremamente violentos (surras, chicotadas), que poderiam acabar matando o escravo.

Respondido por regixlene
7

Resposta:

bom dia amigo meu amor e vc como está a vida de Almeida presente de Deus vc também e um pouco

Perguntas interessantes