6. Leia o texto a seguir. Muitos estudos têm mostrado que a inibição do crescimento da raiz é o sintoma visível mais rápido da toxicidade do Al em plantas, o que resulta na redução e em danos do sistema radicular, podendo conduzir à deficiência mineral e estresse hídrico (DEGENHARDT et al., 1998). [...] Em concentrações moderadas de Al tóxico, a inibição do crescimento celular é, provavelmente, o evento primário e a inibição da divisão celular é uma resposta aos efeitos sobre o crescimento celular, refletindo regulação interna dos processos de crescimento e desenvolvimento (MARSCHNER, 1991). Outra hipótese envolvendo interações entre o Al e o Ca, formulada para explicar o mecanismo de toxicidade do Al³+, refere-se ao transporte de Ca². O transporte de Ca²* para dentro das células é energeticamente passivo e é, pro- vavelmente, mediado por canais de membrana. O cálcio é um elemento do grupo 2 do 4º período e o alumínio do grupo 13 do 3º período. Explique em termos de tamanho de cátions um possível motivo para os cátions de alumínio acessarem com mais facilidade as paredes das membranas celulares das plantas prejudicando o acesso dos cátions.
Soluções para a tarefa
Os cátions de alumínio acessam o interior das células das plantas através das membranas celulares, de forma mais fácil, devido ao fato de serem menores em raio atômico do que o cátion de cálcio.
Para entender porque os cátions de alumínio tem mais facilidade de permeação em membranas celulares de plantas, precisamos saber mais sobre raios atômicos.
Raios atômicos
É uma medida matemática que determina a distância entre os núcleos de átomos vizinhos.
Quando nos referimos a elementos da tabela periódica, estamos tratando de elementos microscópicos, ativos e instáveis, por isso sua medicação não é precisa ou algo fácil.
Para tal, se torna necessário utilizar de uma grandeza atômica, uma referência ao tamanho "átomo" do elemento em questão.
Para conseguir essa medida, é necessário a difração por raios X, em que os raios atravessam uma amostra de um material sólido de um único elemento químico , provocando um desvio de trajetória. a fotografia obtida em chapa, marca o centro do núcleo, assim podemos determinar a distância.
O raio atômico é uma propriedade periódica, expressas na tabela a qual utilizamos para estudos de química e podemos afirmar que, o raio atômico dos elementos cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda.
Aprenda mais sobre raios atômicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52532377
#SPJ1