6. (Fuvest-SP) Uma das consequências do 'efeito estufa" é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca: a) menor dissolução de CO; nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global. b) menor dissolução de 02 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. c) menor dissolução de CO. e 0. nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de 0. pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. d) maior dissolução de CO, nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global. e) maior dissolução de 02 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de C0} pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
Soluções para a tarefa
Olá!
Sabe-se que o CO2 atua como um grande agravante do efeito estufa, diante das imensas emissões deste gás quando ocorre a queima de combustíveis, por exemplo. Com o agravar do efeito estufa podemos observar inúmeros entraves na atmosfera, dentre estes, o acúmulo de muitos gases na atmosfera, reduzindo a dissolução dos mesmos na água devido ao aumento da temperatura. Esse fenômeno provoca menor disponibilidade do gás necessário para a realização da fotossíntese, incrementando o aquecimento global.
a) menor dissolução de CO; nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
Resposta:
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global. CORRETO
Explicação:
O aumento na temperatura da água dos oceanos diminui a solubilidade dos gases, entre eles o CO2, que se difunde para a atmosfera, reduzindo, assim, seu consumo pelo fitoplâncton e contribuindo para o aumento do efeito estufa global.