4. (Unicamp-SP) Os seres vivos têm níveis de organização acima do organismo, e a Ecologia é a área da Biologia que estuda as relações entre os organismos e destes com o ambiente em que vivem. Entre os vários níveis de organização, podem ser citados a população, a comunidade e o ecossistema, a) As riguras adiante representam a biomassa de níveis tróficos em dois tipos de ecossistema. Relacione cada uma das figuras com um ecossistema. Justifique. 1 Dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas. b) Explique como o dióxido de enxofre (S0?), liberado na atmosfera por diversas indústrias, pode afetar as populações dos diferentes níveis tróficos da pirâmide A.
Soluções para a tarefa
Olá!
a) A figura A representa um ambiente terrestre e a figura B um ambiente aquático, quando analisamos a biomassa dos produtores. Em ambientes aquático, em determinados períodos do ano, a grande taxa reprodutiva dos produtores consegue sustentar uma biomassa mais elevada dos consumidores primários.
b) Quando o dióxido de enxofre é combinado com o vapor de água, eles formam o ácido sulfúrico, que pode levar a ocorrência de chuvas ácidas, se possuírem concentração elevada. Essa acidificação prejudicará o desenvolvimento das plantas, que são os produtores, e afetará todos os outros níveis da pirâmide.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) A: Ecossistemas terrestres (florestas, savanas, etc.); B: Ecossistemas aquáticos. Na maioria dos ecossistemas terrestres, a biomassa do nível inferior é sempre maior que a dos níveis superiores, devido à perda de energia de um nível para outro, causada pela respiração celular, que consome energia. Nos ecossistemas aquáticos, os produtores são algas unicelulares, que são organismos de reprodução muito mais rápida e também com mais alta taxa de mortalidade do que os consumidores primários, os constituintes do zooplâncton. Dessa forma, num dado momento, a biomassa do fitoplâncton é normalmente menor do que a do zooplâncton.
b) O SO2 reage com o vapor d’água existente na atmosfera, produzindo H2 SO4, que se dissolve na água das nuvens e cai no solo juntamente com a chuva (chuva ácida). Dessa forma, há uma acidificação do solo, o que altera a solubilidade de vários compostos nele presentes, prejudicando os produtores primários e afetando, assim, toda a cadeia alimentar do ecossistema.