Física, perguntado por Elzira881, 1 ano atrás

6. (FATEC-SP) Dois tópicos estudados no curso de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos são as teorias ondulatória e ópticas aplicadas em componentes eletrônicos. Um dos elementos importantes nesse ramo é a fibra óptica. Nela, a luz emitida em pulsos é inserida por um lado da fibra e sofre reflexões totais sucessivas pelas paredes internas da fibra, até atingir a outra extremidade, levando as informações necessárias.
Essas reflexões são possíveis porque o ângulo de incidência do feixe é maior que o ângulo limite (ou crítico). Sabe-se que esse ângulo limite pode ser calculado pela relação entre dois índices de refração, o da fibra óptica (nF ) e o do meio externo (nM ). Considerando os valores de nF igual a 3/2 e o valor de nM igual a 4/3, podemos afirmar que o valor do seno do ângulo limite é, aproximadamente, igual a
(A) 0,17. (B) 0,50. (C) 0,89. (D) 1,00. (E) 1,50.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
9
sen ( L ) === n(menor) / n(maior)
sen ( L ) ==4/3 . 2 / 3
sen ( L ) = 8 / 9
sen ( L ) == 0,89 (C) 
Respondido por faguiarsantos
7

O seno do ângulo limite equivale a 0,89.

De acordo com a Segunda Lei da Refração, também chamada de  Lei de Snell-Descartes “Os senos dos ângulos de incidência e refração são diretamente proporcionais às velocidades da onda nos respectivos meios”.

na.senθa = nb.senθb

A reflexão total ocorre quando na passagem de um meio  para outro com menor índice de refração, o ângulo for maior que o angulo limite de 90º.

Senα = Na/Nb

Onde,

Na = N menor

Nb = N maior

De acordo com a questão, temos os seguintes dados -

Na = 4/3

Nb = 3/2

Senα = 4/3/3/2

Senα = 4/3. 2/3

Senα = 8/9

Senα = 0,89

Perguntas interessantes