6. Crie os algoritmos abaixo
a) Encontre o antecessor e o sucessor de um número
b) Fazer um algoritmo que dado um número, calcular e escrever se este é positivo,
negativo ou nulo.
c) Desenvolver um algoritmo para ler um número “x” e calcular e imprimir o valor
de “y” de acordo com as condições abaixo:
y = x , se x < 1;
y = 0 , se x = 1;
y = x² , se x > 1;
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#include<stdlib.h>
main()
{
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
int antecessor,sucessor,numero;
printf("Digite um número inteiro: ");
scanf("%i",&numero);
antecessor=numero-1;
printf("antecessor= %i", antecessor);
sucessor=numero+1;
printf("\n sucessor= %i", sucessor);
}
b)
#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#include<stdio.h>
main()
{
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
int numero,positivo,negativo,nulo;
printf("Digite um número inteiro: ");
scanf("%i", &numero);
if (numero>=1)
{
printf("O número é positivo");
}
else if (numero<=-1)
{
printf("O número é negativo");
}
else if (numero==0)
{
printf("O número é nulo");
}
}
c)
#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#include<stdlib.h>
main()
{
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
int antecessor,sucessor,numero;
printf("Digite um número x: ");
scanf("%i",&numero);
if (numero<1)
{
printf("y=x");
}
else if (numero==1)
{
printf("y=0");
}
else if (numero>1)
{
printf("y=x²");
}
}