Geografia, perguntado por deboradeaguiar, 8 meses atrás

6 Como as explorações realizadas pelos portugueses no século
XVI contribuíram para expansão do conhecimento geográfico?
7 Os mapas do mundo continuaram da mesma forma após a
expansão marítima encabeçada pelos portugueses? Justifique.
8 Diferencie Determinismo e Possibilismo, duas importantes
correntes do pensamento geográfico.

Soluções para a tarefa

Respondido por YoshidaYeager
40

Resposta:

6 - As explorações que os portugueses realizaram no século XVI impulsionaram a premissa de explorar e conhecer a diferença entre as regiões do globo. Elas tiveram em grande parte inspiração por obras de marinheiros que viajavam por infinitos mares como Marco Polo, conhecedor da maioria das regiões do Oriente Médio e Extremo Oriente, que impressionou fortemente em muitos habitantes, que deram o apelido irônico ao trabalho de "Il Millione" (O Milhão), por causa da crença exagerada da presença dos árabes e dos mongoloides asiáticos.

7 - Não, Após as viagens marítimas eles atualizaram todos os mapas, de acordo com o que eles iam descobrindo, geralmente, levavam pessoas que faziam mapa na época, em suas expedições, para ir, desde já, atualizando os mapas.

8- O Determinismo: (Escola Geográfica Alemã) é caracterizado pelo pensamento de que o meio natural determinava o homem. Os principais expoentes dessa corrente de pensamento foram: Alexander von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.

O Possibilismo: (Escola Geográfica Francesa) contrapõe-se ao determinismo alemão, pois acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meo natural. Partiu da idéia de que o homem se adapta ao meio, além de modificá-lo. Seu grande expoente foi Vidal De La Blache, além de Jean Brunhes.


deboradeaguiar: obrigado ❣
Perguntas interessantes