6) A situação de instabilidade no continente africano é o resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos
o(a):
a) fortalecimento politico dos antigos impérios coloniais na região, apoiado pela Conferência de Bandung.
b) acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização
c) fim da dependência econômica ocorrida com as independências políticas dos países africanos após a década de 50
d) difusão da industrialização no continente africano que provocou sua grande desigualdade sociais
Soluções para a tarefa
Resposta:
(B) acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização
Resposta: b) acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização.
Explicação: Para falarmos de descolonização africana, é necessário antes, relembrarmos o processo de colonização do continente. No século XIX ocorreu a Conferência de Berlim, para organizar a divisão do continente, com objetivo de explorá-lo. A industrialização fez com que os países buscassem matérias-primas no continente africano, aliado ao pensamento de conquista e à denominada missão "civilizadora", já que os países europeus se julgavam superiores aos africanos e asiáticos, do ponto de vista racial e cultural. Porém, destacamos que os países europeus nunca estiveram interessados em contribuir para o desenvolvimento dos territórios ocupados e utilizaram a violência para dominar os povos que ali viviam.
Essa divisão foi uma verdadeira tragédia para os povos africanos, pois não considerou as divisões territoriais já existentes e a organização por etnias (inúmeras na África). Além disso, provocou a desestruturação da organização econômica das tribos. A produção agrícola foi prejudicada, bem como outras atividades econômicas já desenvolvidas pelas tribos. Uma outra consequência dessa “partilha” foi o acirramento das rivalidades entre as tribos, já que obrigou vários grupos étnicos (alguns rivais) a ocuparem a mesma região.