História, perguntado por mp3404797, 1 ano atrás

Argumentos a favor de Getúlio Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por thiago42280
3

sei de algumas coisas: 

getulio ficou no governo por 15 anos.Ficou conhecido como pai dos pobres, pois ajudou os trabalhadores, ele q criou o salário mínimo, as leis trabalhistas, dia do trabalhador (1°de maio) e outras coisas. 

E ficou conhecido cmo mãe dos ricos, pois investiu nas indústrias, ajudando os trabalhadores, ele manteve a amônia entre nas empresas fazendo os lúcros fluírem nos cofres dos empregadores,a indústria cresceu junto ao comércio, e o pais cresceu se desenvolveu, ele pois o brasil na segunda guerra mundiau que lutou juntoao estados unidos vencendo da alemanha e deu um sálario de soudado para cada filho dos q lutarão na guerra até morrerem, lutou na revolução paulista e venceu.

Respondido por rory3420
3

Resposta:

Em um país há poucas décadas livre da escravidão e num contexto mundial de expansão dos ideais comunistas, Getúlio Vargas assumiu importantes compromissos com a classe trabalhadora: criou o "Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio", responsável por iniciar a modernização do Brasil. Entre outras atribuições, instituiu a chamada Consolidação das Leis Trabalhistas que junto a uma nova categoria jurídica, a Justiça do Trabalho, regulamentava questões sensíveis referentes ao trabalho.

Entre seus principais feitos neste sentido é possível destacar a jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 48 horas semanais, a regulamentação do trabalho das mulheres e crianças e o salário mínimo (que foi calculado de acordo com as necessidades básicas de sobrevivência do trabalhador: alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte).

Considerado um grande conciliador entre empregadores e empregados, Vargas oficializou e assumiu o controle dos sindicatos patronais e operários. Em análise a essa estratégia, o Doutor em História Social, Adaberto Peranhos, apelida o trabalhismo varguista de "antídoto contra a luta de classes". Segundo ele, é gritante o contraste entre as tensões no Brasil antes e depois do suicídio do estadista (o que não quer dizer que não tenha ocorrido movimentos sociais em seu governo). Isso demonstra como o trabalhismo de Vargas foi capaz de "domar" as reivindicações operárias, o que mais uma vez pode caracterizar o viés manipulador de seu governo.

Perguntas interessantes