História, perguntado por estersilva728991, 7 meses atrás

6.  A colonização da América, além da navegação e das práticas mercantilistas, envolve toda uma dinâmica político administrativa imposta pela metrópole à colônia.
Foram os modelos adotados na primeira metade do século XVI por espanhóis e portugueses para administrar suas terras na América, EXCETO:
a) Os espanhóis adotaram o modelo de adelantamento e os portugueses, o de divisão da terra em lotes ou faixas de terras.
b) Os espanhóis iniciaram um modelo administrativo descentralizado e os portugueses o aplicaram nas Capitanias Hereditárias.
c) Os administradores do início da colonização espanhola foram os adelantados, como Pizarro, e dos portugueses, os arrendatários, como Fernando de Noronha.
d) Nos primeiros trinta anos iniciais, os espanhóis e os portugueses usaram o modelo de administração centralizada, atendendo ao objetivo de explorar, proteger e povoar a terra.
 
7.  Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar
a) a nomeação de funcionários e a representação diplomática.
b) a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico.
c) a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo.
d) a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas.
e) a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.
 
8. Para administrar as suas terras da América, a Metrópole Portuguesa organizou um sistema administrativo formado por vários níveis de governo. Sobre a estrutura administrativa colonial adotada pelo Império Português, em suas possessões americanas, leia as afirmativas a seguir.
I. As capitanias hereditárias foram criadas em 1534 e constituíram a primeira forma de gestão administrativa da América Portuguesa. Doadas a particulares - os donatários -, as capitanias visavam garantir a posse das terras através da sua colonização. Todavia, como apenas as de São Vicente e Pernambuco prosperaram, foi estabelecido, na Bahia de Todos os Santos, o Governo Geral, em 1549, que se sobrepôs as capitanias existentes.
II. A Paraíba não constava entre as capitanias hereditárias, sendo criada depois, em 1585, época dos Governos-Gerais, portanto, sob controle direto da Coroa. Daí a sua designação dereal, posto que era propriedade do Estado monárquico, encarnado no Rei, como era o costume no Antigo Regime. Por esse motivo, nunca houve donatários da capitania da Paraíba, mas sim governadores ou capitães-mores.
III. As Câmaras municipais das vilas e cidades foram instâncias administrativas que representavam o poder dos senhores locais. Eram ocupadas pelos homens bons, categoria social de sesmeiros, a nobreza da terra, e por comerciantes e seus representantes. Mulheres, gentios e homens livres pobres, por serem dependentes, e os escravos, por serem propriedade, estavam excluídos da representação.
Está(ão) correta(s):
a) apenas II
b) apenas III
c) apenas I e II
d) apenas II e III
e) I, Il e III
 
9 A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
a) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
b) Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
c) A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-Ios para o catolicismo.
d) Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
e) A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
 
 
10.
 
 
 Assinale a opção que apresenta corretamente ações atribuídas ao Marquês de Pombal na Colônia Brasileira.
a) Extinção do sistema de capitanias hereditárias e transferência da sede do governo colonial de Salvador para o Rio de Janeiro.
b) Criação das Companhias Comerciais do Grão Pará e do Maranhão, e a organização da Universidade de Coimbra.
c) Extinção da Mesa de Inspeção dos Portos e da cobrança do quinto na região das minas.
d)  Expulsão dos Jesuítas do Brasil e incentivo à criação das indústrias de manufaturas​

Soluções para a tarefa

Respondido por dp0680411
1

Resposta:

a) se estiver falando da divisão entre terras no brasil a resposta é sim confia , o pai aqui e ferra em história , se tá estudando no sexto ano

Respondido por anaclaravianna24
0

Resposta:

o número 6) a resposta é a letra d)

Perguntas interessantes