6. A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi,
permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções burguesas sobre a natureza e o
mundo naquele período. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países
protestantes.
d) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras
com temas religiosos.
e) defenderam a adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e
das técnicas mais simples das artes.
7. Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão
preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o
exemplo dos animais.
(Willian Shakespeare. Hamlet)
Pois o Senhor reinará na terra com seus santos, como dizem as escrituras, e nela terá sua Igreja, na qual
nenhum mal penetrará, afastada e pura de toda a mancha do mal. A Igreja se revelará então com grande
clareza, dignidade e justiça. Então não haverá prazer em enganar, em mentir, em ocultar o lobo sob a pele da
ovelha.
(Santo Agostinho. A Cidade de Deus)
Os textos permitem constatar o contraste de diferentes concepções entre a renascença e a mentalidade
medieval. A alternativa que apresenta o contraste que os textos revelam é:
a) humanismo X laicismo;
b) individualismo X coletivismo;
c) antropocentrismo X teocentrismo;
d) hedonismo X misticismo;
e) naturalismo X dogmatismo.
8. Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O
famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação
pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode
atingi-la através da observação do mundo real." (Stephen Hawking, "Uma breve história do tempo") O
"famoso conflito com a Igreja católica" a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir as ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências
modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências
naturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
6) letra (A)
explicação: Os ideais burgueses e artísticos convergiam, visto que os ideais de ambos apontavam em direção à ciência; vide a obra de Michelangelo, a criação de Adão, repleta de conhecimentos anatômicos.
7) letra (C)
explicação: TEXTO 1
O texto traz uma concepção antropocêntrica, pois caracteriza o homem como um deus, perfeito e belo, nobre no raciocínio( renascimento ), preciso e admirável.
Antropocentrismo: homem no centro de tudo.
TEXTO 2
O texto traz uma concepção religiosa, pois retrata as escrituras, menciona à igreja, e como o próprio título diz " A cidade de Deus" trazendo assim o teocentrismo sendo como a principal característica desse texto.
8) letra (B)
explicação:Galileu leu as teorias de Copérnico e as aceitou, como o Geocentrismo. Ele também fez vários outros estudos sobre a astronomia, que eram contrários aos dogmas dá Igreja. Essa, insatisfeita com a contradição, o fez renunciar publicamente suas ideias.