58No Brasil, dois séculos separam mulheres e homens da IgualdadeCaso o ritmo recente de queda da desigualdade entre homens e mulheres no Brasil se mantenha, elas ganhariam o mesmo que eles em 2085; em 2126, elas ocupariam 51% - proporção pela qual respondem na população brasileira - dos cargos de diretoria executiva e, em 2213, a mesma parcela dos cargos de alta gestão. Atingiriam essa cota das vagas: no 5enado, em 2083; nas Câmaras Municipais, em 2160; e, na Câmara dos Deputados, em 2254.Adaptado de Folha deS. Paulo, 26/09/2015DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERESOuvia #*í wfum i "«ms. do q.ú os BawiTEMPO GASTO POR SE MANA NA CASA E NO TRABALHOEm ?013. n> ato «cwrooan ewn '6 iwou mjusr mio»Vr«« «•*»«**«*-«Vn» »avo r» momo piomidOBOMCMWiWMpmcMcenKvaiaiimWiniiImmMaWMrvBvnMiacManckicBKCA respeito da desigualdade salarial de gênero no Brasil, analise asafirmações a seguir.IApesar da queda no valor percentual da diferença salarial, o ritmo da mudança está desacelerando, sendo um obstáculo para o empoderamento das mulheres.IIEm média, as mulheres gastam mais tempo em atividades domésticas e familiares do que os homens, pois culturalmente sâo responsabilizadas pela criação dos filhos.IIIMesmo trabalhando mais do que os homens, em média, as mulheres ocupam menos cargos de direção, em função da dupla jornada de trabalho.Está correto o que se afirma emA II e III, apenas.B I, apenas.C le III, apenas.D leII,apenas.E I, II e III.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A afirmativa I é verdadeira, pois os dados revelam que há desigualdade salarial entre homens e mulheres e que o ritmo em que esta desigualdade caía tem sido reduzido, de modo que a aproximação com a paridade total é agora mais lenta que já foi anteriormente.
A afirmativa II é verdadeira, pois a sociedade é ainda muito patriarcal e machista neste sentido, reproduzindo os valores tradicionais de acordo com os quais era da mulher o dever de cuidar das tarefas domésticas.
A afirmativa III é verdadeira, pois a análise dos gráficos nos permitem afirmar isto.
É correta a alternativa E.
Perguntas interessantes