Geografia, perguntado por jeffersonsouza2893, 11 meses atrás

55Leia com atenção:Nos anos 1860 se esquematiza uma reflexão em tomo dos valores fundiários do território urbano. Na origem dessa reflexão, teorizada por Julius Faucher em 1867, encontra-se a crise habitacional, cuja causa é atribuída aos preços fundiários: o nível desses preços seria artificialmente elevado pela especulação, notadamente nas áreas de expansão imediata das cidades.Elsa VONAU. Urbanismo: a invenção do zoneamento. In: O mapa, desafio contemporâneo:La documentation Française, dossier n°8036. p. 58Relacionando o que o texto afirma com a realidade urbana contemporânea do Brasil, é correto afirmar:A A especulação imobiliária como forma de agentes atuarem para aumentar preços de imóveis é relativamente restrita nas cidades brasileiras, em razão da elevada carga tributária para proprietários que deixam terrenos sem uso.B Nas grandes cidades, o constante e especulativo crescimento dos preços dos terrenos, em especial nas zonas mais centrais, vem historicamente obrigando a população de baixa renda a se espalhar em zonas periféricas distantes.C A questão da habitação no Brasil atual também é motivo de crise, porém políticas públicas de incentivo de construção de moradias para o aluguel vém atenuando-a, pois a locação é muito mais acessível às classes de baixa renda.D A crescente construção vertical, fato notório nas cidades brasileiras, freia o processo de especulação imobiliária, pois diminui a escassez de terrenos com a possibilidade do aumento do índice construtivo em cada terreno.E A especulação imobiliária nas cidades brasileiras se dá também nas zonas de expansão das cidades, visto que nas zonas centrais e mais densas não há praticamente mais movimentação do mercado de terras.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
44

Olá,

Nos centros urbanos brasileiros das médias e grandes cidades quase não existem terrenos disponíveis para a compra, e os poucos existentes, possuem preços exorbitantes. A especulação fundiária é, entre outros fatores, a grande responsável pelo problema habitacional no país.

Sendo assim, devido ao esgotamento de terras nos centros das cidades, a especulação fundiária vem se concentrando nas áreas de expansão das cidades, contribuindo mais uma vez para a alta dos preços e acentuação da desigualdade. A medida que uma cidade começa a sua expansão, novos loteamentos surgem.

Por isso é correta a Alternativa E.

Espero ter ajudado!

Respondido por hope63k
9

Resposta:

B

Explicação:

"A urbanização brasileira desordenada, acelerada e marcada por uma profunda desigualdade social e pela especulação imobiliária. A valorização dos terrenos e imóveis nas áreas mais centrais funcionou como fator de segregação socioespacial para a classe média baixa e populações mais pobres, que foram obrigadas a morar nas franjas periféricas das cidades e regiões metropolitanas."

Perguntas interessantes