Geografia, perguntado por francieliijui8352, 1 ano atrás

54. (Enem) A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas. Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região: a) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência. b) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos. c) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes. d) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país. e) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
223
Olá!

A resposta correta está na alternativa b) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.


Pode-ser observar de acordo com a imagem que a regão mais conflituosa é a conhecida como Bico do Papagio.

Esta região é delimitada pelo Tocantins, Maranhão e Pará. Seus conflitos são orgininados por brigas entre posserios, gileiros, indígenas e sem-terra. Todavia, infelizmente, o índice de mortalidade na região é alto devido ao conflito de interesses.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Respondido por xmaggiemarquesx
2

Com base nas informações sobre os conflitos pela posse de terra no Brasil apresentados pelo mapa, sabe-se que o do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos, como descrito na opção B.

Características do Bico do Papagaio

  • A região é delimitada pelo Maranhão, Pará e Tocantins.
  • O conflito de posse de terras é mais intenso nessa região, devido às disputas entre proprietários de terras e o MTST (movimento dos trabalhadores sem terra que buscam a reforma agrária), indígenas, posseiros e grileiros.
  • Há um alto índice de mortalidade na região, devido a assassinatos causados por interesses econômicos em manutenção de latifúndios e interesses políticos.

Entenda mais sobre Conflitos de Posse de Terra aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/628971

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes