Filosofia, perguntado por juanaelis445, 7 meses atrás

53 pontos !!!

Friedrich Nietzsche (1844-1900) é considerado o filósofo da suspeita. Seu pensamento gerou polêmica, visto as críticas tecidas à filosofia, à ciência e à religião. Além dessas questões, Nietzsche se debruçou sobre o gênero humano, lançando base para a filosofia existencialista dos séculos XIX e XX. Considerando seus conhecimentos e os debates realizados em sala de aula, responda às questões: a- Por que Nietzsche é visto como um filósofo crítico?; b- Qual a relevância de Nietzsche para o questionamento dos valores da sociedade?

Soluções para a tarefa

Respondido por JvFons
1

Resposta:

a) Nietzsche é considerado um filósofo crítico especialmente pelas suas críticas contra Cristianismo, chegando a afirmar que "deus está morto" e que foi o homem quem o matou. Ele criticava a vontade humana e o insaciável desejo de ter mais e mais, inspirado, muito provavelmente, na obra de Arthur Schopenhauer.

b) Nietzsche contribuiu e muito para a filosofia existencialista, desenvolvendo conceitos como a vontade de potência, o Niilismo e o paradigma do superhomem. Seus pensamentos sobre a vontade ativa e reativa foram interpretados de forma errônea pelo partido nazista, e pode ter sido um pequeno fator, ainda que válido, para que tudo tenha dado como se deu na Segunda Guerra Mundial.

Perguntas interessantes