Geografia, perguntado por jeanfreitas7044, 11 meses atrás

52Em média, crianças que vivem em áreas urbanas têm maior probabilidade de sobreviver à fase inicial da vida e à primeira infância, de ter melhores condições de saúde e de contar com maiores oportunidades educacionais do que crianças que vivem em áreas rurais. Frequentemente, esse efeito é considerado 'vantagem urbana’. No entanto, a escala de desigualdades nas áreas urbanas causa grande preocupação. Algumas vezes, as diferenças entre ricos e pobres em cidades médias e grandes podem ser iguais ou maiores do que aquelas encontradas em áreas rurais.http-y/www.u nicef .org/brazil/pt/PT-B R_SOWC_2012. pdf0 trecho reproduzido acima foi extraído de um relatório da ONU dedicado a analisar a situação das crianças que vivem em ambientes urbanos. Assinale a alternativa coerente com os argumentos nele apresentados.A Nas grandes cidades, a proximidade física dos serviços essenciais garante o atendimento de qualidade para a maior parte da população infantil, fato que configura a mencionada "vantagem urbana".B A urbanização figura entre os processos indutores da situação de pobreza e de exclusão que afeta parcelas crescentes da população infantil, sobretudo nos continentes africano e asiático, onde ela ocorre em ritmo acelerado.C Apesar das imensas desigualdades que marcam a cidade, as situações de pobreza e privação sempre afetam mais as crianças que vivem em áreas rurais do que aquelas que vivem em áreas urbanas.D As áreas rurais tendem a apresentar padrões homogêneos de distribuição de riqueza, enquanto áreas urbanas são marcadas pelas desigualdades e pela exclusão.E As desigualdades sociais e as situações de privação que atingem parcela da população infantil que vive nas cidades, sobretudo nos países mais pobres, podem anular parcialmente os efeitos da "vantagem urbana" mencionada no texto.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
15

Olá,

E As desigualdades sociais e as situações de privação que atingem parcela da população infantil que vive nas cidades, sobretudo nos países mais pobres, podem anular parcialmente os efeitos da "vantagem urbana" mencionada no texto.

O texto vem falando acerca da mortalidade infantil, que nas cidades costuma ser muito menor do que em áreas rurais, o que faz com que as cidades possuam algum tipo de vantagem, mas é claro que essa realidade não é igual para todos.

Em países pobres como o Brasil, mesmo as pessoas pobres morando perto dos centros e dos hospitais, o índice de qualidade de saúde mostra que ainda há uma grande mortalidade infantil, o que faz com que a vantagem urbana só atinja uma parcela da população.

Respondido por loramacedo
0

Alguém sabe a alternativa correta ?

Perguntas interessantes