========== 50 PONTOS ==============
No circuito ao lado representado E=30V (força eletromotriz) E' =24V (força contra eletromotriz), a resistência do gerador é r = 1 ohm e do receptor é r' =3 ohms. Há um resistor em série de R = 8 ohms. O valor da corrente i é de:
a) 2 A
b) 1 A
c) 0,5 A
d) 0,25 A
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C. I = 0,5 A
Explicação:
Nesta questão é necessário usar duas ideias principais, a Lei de Ohm (U = Ri) e a Lei de Kirchhoff (Lei das malhas).
Neste circuito temos apenas um caminho para a corrente elétrica passar e o sentido da corrente é dada na própria figura, a corrente será a mesma em todos os resistores, pois estão todos em série.
Então para começarmos é necessário escolhermos um ponto arbitrário e percorrer o circuito e calcular toda a ddp (diferença de potencial ou Voltagem) que será usada ou dada por cada componente.
Eu irei começar em E da barrinha maior (força eletromotriz) e caminhar para a direita, seguindo o sentido da corrente. Seguindo esse sentido o primeiro componente eletrônico que chegamos é E' (força contra eletromotriz) cujo valor é 24V (pois chegamos na placa maior dela por isso o valor positivo), depois é o receptor r', usando a lei de Ohm chegamos na voltagem U=3i, seguindo o caminho chegamos no resistor R e sua ddp é U=8i, depois é a resistência interna r cuja a ddp é U=1i (todas as ddp's dos resistores são positivos pois a corrente este no mesmo sentido que eu estou percorrendo o circuito) e por último chegamos em E e a voltagem será -30V (é negativo porque pelo caminho chegamos no lado menor).
Com todas as ddp's calculadas é necessário usar a seguinte ideia, somar todas as ddp's e igualar a zero, ou seja:
24 + 3i + 8i + 1i - 30 = 0
-6 + 12i = 0
i = 6/12 = 1/2 = 0,5 A
Espero ter ajudado.