5) Uma clínica tem interesse em estudar certas características de seus pacientes, cujas fichas de cadastro estão enumeradas, consecutivamente, de 511 a 973. Destes, deve ser selecionada uma amostra aleatória de 25 pacientes. Responda qual é o número de elementos dessa população e qual é o melhor método de amostragem nesse caso?
Soluções para a tarefa
Existem 463 elementos nessa população e o melhor método é a amostragem sistemática.
Amostragem
Quando necessita-se estudar um dado grupo de elementos de uma população recorre-se aos métodos de amostragem:
- Amostragem aleatória simples;
- Amostragem estratificada;
- Amostragem sistemática;
- Amostragem por conglomerado.
A amostragem aleatória simples, como o próprio nome já diz, refere-se a escolha aleatória de um determinado elemento da população. Na estratificada, a população é dividida em grupos para serem estudadas. Quando o pesquisador seleciona os elementos da amostra baseando-se em um sistema de intervalo constante, então conclui-se que o método utilizado é a amostragem sistemática. Por fim, quando a população é muito diversa, dificultando o estudo, divide-se em subgrupos, fazendo portanto, uma amostragem por conglomerado.
a) Cálculo da população
A população refere-se ao número total de pacientes, ou seja, do paciente 511 ao paciente 973. Portanto:
P = (973 - 511) + 1
P = 462 + 1
P = 463 pacientes
O número 1 é somado para que os pacientes 511 e 973 entrem na população. Para melhor entendimento, segue um novo exemplo:
Pacientes 5 a 8 : 5 / 6 / 7 / 8 = 4 pacientes
P = 8 - 5 = 3, somando-se 1 = 3 + 1 = 4 pacientes!
b) Escolha do método de amostra
Foi informado que serão escolhidos 25 pacientes para a amostragem. Como a população é muito grande, é mais fácil retirar 25 fichas consecutivas dessa população, sendo o método mais indicado o da amostragem sistemática.
Para melhor fixação do conteúdo você pode ver outra pergunta sobre amostragem no link: https://brainly.com.br/tarefa/40999101
Bons estudos!
#SPJ1