5 — (UFSC) Observe as estruturas: Os compostos I, II e III, são, respectivamente: a) 2-metil-3-etil-buteno, 2-etil-2-penteno, 2-metil-3-penteno. b) 2,3-dimetil-1-penteno, 2-etil-1-penteno, 4-metil-2-penteno. c) 2-etil-3-metil-3-buteno, 2-metil-3-hexeno, 4-metil-2-penteno. d) 2,3-metil-1-penteno, 3-metil-hexano-2-metil-penteno. e) 2-metil-3-etil-1-buteno, 2-etil-1-penteno, 2-metil-2-penteno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa : B
Explicação:
b) 2,3-dimetil-1-penteno, 2-etil-1-penteno, 4-metil-2- penteno.
Os compostos I, II e III são respectivamente: 2,3-dimetil-1-penteno, 2-etil-1-penteno, 4-metil-2- penteno.
Na química orgânica temos compostos que possui longas estruturas químicas com funções e ligações, como os hidrocarbonetos representados na questão. Padronizar a leitura e classificação desses compostos é fundamental para não haver problemas de duplicidade.
Para entender, você precisa considerar os seguintes conceitos:
- Hidrocarbonetos: Compostos formados por carbono e hidrogênio através de ligações químicas simples, duplas ou triplas.
- Cadeia principal: Estrutura principal do hidrocarboneto. A determinação da cadeia principal obedece os critérios de: grupo funcional (-OH, C=O, -CHO), instaurações (ligações duplas ou triplas) e maior quantidade de carbonos.
- Radical: ramificações ligadas a cadeia principal.
Veja a explicação abaixo:
No primeiro hidrocarboneto temos uma ligação dupla. Pela ordem de prioridade, esse é o carbono 1. A partir dele montamos a cadeia com maior quantidade de carbonos, 5 carbonos, contamos as suas ramificações (dois radicais), e indicamos as suas localizações (Carbonos 2 e 3)
portanto:
Dois radicais (di) de CH₃ (metil) nas posições 2 e 3 = 2,3-dimetil
5 carbonos = pent
Uma ligação dupla na posição 1 = 1-eno
A nomenclatura será 2,3-dimetil-1-penteno.
Para o segundo hidrocarboneto, seguiremos a mesma lógica. Definimos a estrutura principal com a ligação dupla, carbono 1, e contamos a máxima quantidade de carbonos em sua estrutura principal (5 carbonos). Identificamos a posição dos radicais. Portanto:
1 radical de CH₂CH₃ (etil) nas posição 2 = 2-etil
5 carbonos = pent
Uma ligação dupla na posição 1 = 1-eno
A nomenclatura será 2-etil-1-penteno.
Para o último hidrocarboneto, definimos a estrutura principal com a ligação dupla, carbono 2, e contamos a máxima quantidade de carbonos em sua estrutura principal (5 carbonos). Identificamos a posição dos radicais. Portanto:
1 radical de CH₃ (etil) nas posição 4 = 4-metil
5 carbonos = pent
Uma ligação dupla na posição 2 = 2-eno
A nomenclatura será 4-metil-2- penteno.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/31404369