5. (UEL-PR) Sobre a distribuição espacial, caracterização, utilização e alteração antrópica dos domínios vegetais brasileiros, é correto afirmar: a) A Caatinga é uma vegetação formada, em sua maioria, de plantas halófilas, com porte não arbóreo. b) O Cerrado é uma vegetação arbustiva que exige a presença de um clima úmido o ano todo. c) A Floresta Atlântica constitui um conjunto florestal distribuído em grande parte da porção leste do território brasileiro e apresenta uma diversidade de associações vegetais, a qual varia de acordo com as condições do relevo, entre outros fatores. d) A vegetação herbácea, restrita ao Sul do Brasil, ainda está bastante preservada, constituindo áreas de grandes parques nacionais. e) A área conhecida como Pantanal caracteriza-se por apresentar baixa diversidade biológica, por ter suas terras permanentemente alagadas, e por não oferecer, diante disso, possibilidade de desenvolvimento de atividades econômicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
A Mata Atlântica está distribuída ao longo do litoral brasileiro (que fica no leste do país) e é reconhecida pela sua alta biodiversidade, devido à sua presença em diversos locais com características diferentes.
A alternativa A está incorreta pois a vegetação da Caatinga não é halófila (adaptada a altas quantidades de sal) em sua maioria. A vegetação desse bioma é adaptada ao clima semiárido da região.
A alternativa B está errada porque o Cerrado está adaptado a climas secos durante boa parte do ano.
A alternativa D é incorreta pois a área dos pampas gaúchos, vegetação herbácea do Sul do Brasil, é pouco preservada, devido à criação de gado e agricultura da região.
A alternativa E é errada porque o Pantanal é uma das regiões com maior biodiversidade do Brasil; muitas atividades econômicas já são desenvolvidas na região, como a pecuária, e outras áreas, como o turismo, tem muito potencial.