História, perguntado por RennanAerton, 8 meses atrás

5) Sobre o Período Homérico Responda:

A) Qual acontecimento foi decisivo para o início do período Homérico?

B) Apresente as características da organização da população durante o Período Homérico

C) Apresente os dois Poemas Épicos que são atribuídas a Homero.

Soluções para a tarefa

Respondido por Taisera
2

Resposta:

a) b) c)

Explicação:

a- começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..

b- A forma de organização das cidades era diversa. Os grupos eram organizados em famílias. Este é um conceito que se deve tomar cuidado. Isso porque ele é bastante fluido na história da humanidade. Se pensarmos bem, até para os nossos dias atuais o conceito mais conhecido de família – aquela formada por pai, mãe e filhos – já não abarca todas as formas de organização familiar. Por isso não é possível utilizar essa mesma forma de organização que denominamos de família hoje para o mundo antigo. As famílias eram compostas por todos aqueles que dividiam uma determinada terra: incluindo os escravos e até mesmo os animais. As casas eram chamadas de oikos. Cada pólis tinha suas próprias regras: código de leis e governos.Essa organização em pólis independente proporcionou um crescimento populacional em toda a região, com a ocupação de terras ao longo do Mar Mediterrâneo. O comércio marítimo voltou a ser utilizado, assim como a metalurgia e a utilização de moedas.

c- Os dois poemas épicos da Grécia Antiga, a Ilíada e a Odisséia, compostos ao redor do séc. VIII a.C., foram atribuídos pela tradição clássica a Homero.

Odisséia

poema, criado provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., narra aventuras do herói Ulisses, em sua volta para Ítaca, após a Guerra de Troia.

O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamam de Ulisses.

Estrutura da Obra

A Odisseia é formada por 24 contos ou rapsódias, divididas em três partes, embora não haja separação explícita.

A primeira parte é chamada “Telemaquia”, por tratar de "Telêmaco", filho de Ulisses e Penélope.

Na segunda parte, que abrange os contos V a XIII, relata as aventuras de Ulisses.

Ilíada

Embora a Ilíada narre uma série de acontecimentos da guerra de Troia e se refira a uma série de outros, seu tema principal é o ciclo da ira de Aquiles, da sua causa ao seu arrefecimento. Isto fica claro logo na primeira linha do poema. A palavra grega mēnin, ira, é a primeira do poema, cuja famosa primeira linha é "Menin aeide, Thea, Peleiadeo Aquileos". Em português seria “A ira canta, Deusa, de Peleio Aquiles” ou, adaptando, “Canta, Deusa, a ira do filho de Peleu, Aquiles”. Através da consumação dessa ira, é tratada a humanização do herói e semideus Aquiles, sempre conflitado por sua dupla natureza, filho de deusa e homem, portanto mortal.

A questão da escolha entre valores materiais, como a segurança e a vida longa, e valores morais, mais elevados, como a glória e o reconhecimento eterno, é tratada na escolha com que Aquiles se defronta: lutar, morrer jovem e ser lembrado para sempre, ou permanecer seguro e ser esquecido.

A soberba de Aquiles contrasta grandemente com a sobriedade de Heitor, também grande herói, que não busca a glória como Aquiles, mas luta pela segurança de sua família e de sua cidade, e a preservação de suas raízes troianas.

A guerra e suas consequências também é tema central na Ilíada, sendo ricamente retratada.

A condição humana é magistralmente trabalhada por Homero, mostrando os dilemas mortais, as interferências de instâncias superiores e suas consequências, personificadas nos deuses que tomam partido.

Amizade, honra e muitos outros temas abstratos também fazem parte da obra, compondo um belo painel da alma humana, o que é, sem dúvida, uma das qualidades que têm determinado a longevidade da narrativa homérica na cultura universal.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes