5. Que relações podem ser estabelecidas entre o fim da era vargas e o término da segunda guerra mundial?
Soluções para a tarefa
A Era Vargas foi uma época marcante na república brasileira. Ocorrida de 1930 à 1945, a Era Vargas foi um período ditatorial, onde o líder regente não seria ninguém mais que Getúlio Vargas.
Ditadura, democracia e a Segunda Guerra Mundial
Como toda ditadura, a Era Vargas não fez diferente, aplicava medidas extremas a aqueles que eram entendidos como opositores, manifestantes, estrangeiros, e até mesmo quem sabia falar fluentemente em outro idioma, mais precisamente o idioma alemão.
Especula-se que o regime de Vargas foi um regime de esquerda ou até mesmo comunista. Por meio desta especulação, podemos levantar uma outra ideia, que refere-se ao entendimento de que a democracia não ocorria nesta época, pois nada era cabível de tirar o líder regente senão ele mesmo despor-se do próprio cargo, como ocorreu em 1945.
Necessitamos lembrar que a ditadura do estado-novo ocorreu em 1937, como medida a obrigar Vargas a permanecer em posse até 1945. Em 1939 ocorreu a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pela Alemanha.
Como citado anteriormente, na ditadura de Vargas, os estrangeiros ou quem sabia falar alemão sofria intensamente. Nesta época, ocorreram as chamadas ''Ratlines'' ou ''Linhas de Rato'', que trouxeram vários alemães e demais europeus ao Brasil, os quais Getúlio Vargas ordenou execuções e deportações.
Após esse período, podemos entender que a ideia de que a democracia era uma necessidade extrema, e que a mesma precisava ser instaurada em vários países. E então, em 1945 foi criada a ONU, que nos garante os direitos humanos e a integridade das civilizações até hoje.
Em honra aos soldados da FEB e aos demais que lutaram bravamente na Era Vargas e na Segunda Guerra Mundial, o mundo finalmente chegou em plena união pela democracia.
Para saber mais sobre a Era Vargas e Segunda Guerra Mundial, acesse:https://brainly.com.br/tarefa/19033067
#SPJ4