História, perguntado por lanysantosmalu, 8 meses atrás

5)
Qual é a riqueza em se conhecer as histórias do
período da Primeira República no Brasil para se
compreender os rumos dos movimentos feministas
nos dias atuais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por melissacosta1311
2

Resposta:

Olha no livro.


melissacosta1311: Eu tenho ser tesa que tá no livro.
Respondido por mayfieber
1

Resposta:

Acredito que a primeira questão é ter referências das lutas das mulheres. Quando estudamos a Primeira República, de forma geral, a historiografia não toca no debate feminista e nem na luta das mulheres para as políticas de inclusão que a democracia prometia. As mulheres denunciaram as injustiças do sistema e lutaram muito para aprimorar a democracia. Por exemplo, a historiografia silencia o quanto os movimentos feministas foram importantes para a legislação trabalhista de 1932, com Vargas, porque pautaram isso em suas lutas, não apenas o fizerem os movimentos sindicais e operários. Outro ponto é a contribuição para a ampliação do sistema democrático. As mulheres foram fundamentais para ampliação da noção de direito e de cidadania.  Em 1932, quando tiveram acesso ao voto, somavam aí mais de trinta anos de luta, com muitas derrotas pelo caminho. O terceiro ponto: os Movimentos feministas liberal e anarquista questionam as fronteiras entre o espaço público e o privado, e as mulheres não aceitaram o confinamento ao lar. Então, esse debate parece ser um paradigma dos anos de 1960, mas já estava sendo colocado em outros termos na Primeira República: direitos políticos iguais, direito a salários iguais, direito aos empregos públicos, direito a fazer concurso público, direito à ingressar nas universidades, etc. Cada pauta questionava e fazia confrontar os significados entre público e privado e as enormes diferenças entre os sexos. Isso nos conecta ao debate atual.

espero ter ajudado, vc poderia colocar o seu obrigado e seu voto? obg  

Explicação:

tem mais coisa vc quer a resposta inteira? se sim esta ai a continuação;

Há uma outra questão a cultura política feminista. Acho que temos aí um dado novo sobre o modo de agir das mulheres e como elas vão constituindo uma visão de mundo e uma prática política peculiar que precisa ser melhor estudada. Nesse período, várias feministas adotam a estética da mulher moderna: cabelos curtos, vestidos nos joelhos, maquiagem o corpo da mulher feminista é também um corpo político que anuncia o seu novo lugar. Acho que esse é outro ponto de encontro com o feminismo contemporâneo;

A crítica a ser feita é sobre o sujeito de direito feminino. Essa percepção de injustiça na qual as mulheres estavam não significou uma articulação e nem solidariedade de classe ou racial. O movimento feminista mais exitoso, o liberal, é mesmo feito por mulheres de famílias ricas, brancas, privilegiadas, com diploma e recursos. Assim, esse sujeito de direito feminino que vai sendo construído na luta é também “universal”, encobrindo a diversidade e as diferentes injustiças que pesavam sobre as mulheres pobres, de cor, índias, negras.


eliedsonanjossantos: Bíblia? mesmo assim obrigado
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