Geografia, perguntado por b130, 6 meses atrás

5) Quais eram os povos ou nações que habitavam o território do Estado de São Paulo na época da chegada dos
Portugueses? Estes povos ainda estão por aqui?
6) Cite 5 locais da cidade ou do Estado de São Paulo que tenham o seu nome originado nas línguas nativas dos povos
indígenas que viviam na região do Estado de São Paulo. Se der o significado do nome o ponto é dobrado.
7) O bairro da Liberdade é conhecido por ser o “Bairro Oriental” da cidade de São Paulo pela grande presença de pessoas
descendentes dos países asiáticos, mas o nome do bairro tem origem africana. Pesquise e responda por que o bairro tem
este nome.
8) No texto é citado: “Os povos que habitavam as regiões de Savana (bioma presente em grande parte da África
subsaariana)”, a Savana é um importante bioma africano que tem um bioma correspondente aqui no Brasil, que também é
muito importante e é o segundo em tamanho em nosso território. Qual é este bioma?
9) Durante 350 anos na historia do Brasil africanos foram trazidos a força para o território brasileiro para serem explorados
como escravos. Pesquise e responda: quais são os quatro países africanos que mais tiveram suas populações trazidas para
o Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pmid85
3

Resposta:

5 - Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território.  Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib.  Tupi Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc.

6 - M’Boi Mirim: O começo da história dessa região é datado de 1607, quando foram instalados o Engenho de Nossa Senhora de Assunção de Ibirapuera e a primeira extração de minério de ferro da América do Sul, tudo isso próxima a aldeia indígena de “M’Boi Mirim”. O nome da aldeia, aliás, significa “Rio das Cobras Pequenas” na língua indígena.

Ibirapuera: A região que cerca o Parque Ibirapuera já foi, em um passado bastante distante, um terreno alagadiço e parte de uma grande aldeia indígena. O próprio nome da região, aliás, reflete sua origem: Ibirapuera quer dizer “pau podre” ou “árvore apodrecida” no idioma tupi.

Mooca: Segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa), expressão usadas pelos índios da Tribo Guarani para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro.

Pacaembu: O significado desse nome é bastante simples: Terras Alagadas, em função do alto número de rios que haviam na região e que, obviamente, durante as chuvas alagavam e “prejudicavam” os caminhos indígenas.

Itaquera: Com seu nome derivado do tupi-guarani, Itaquera quer dizer “pedra dura”. As primeiras referências sobre a região surgiram no ano de 1620 e o seu primeiro nome era “Roça Itaquera”, localizada próxima  a Aldeia de São Miguel.

7 - A presença japonesa no bairro começa quando, em 1912, os imigrantes japoneses começaram a residir na rua Conde de Sarzedas, ladeira íngreme, onde, na parte baixa, havia um riacho e uma área de várzea.   Um dos motivos de procurarem essa rua é que quase todos os imóveis tinham porões, e os aluguéis dos quartos no subsolo eram incrivelmente baratos.

8 - O cerrado .O cerrado brasileiro, também conhecido como savana brasileira, está localizado predominantemente no Planalto Central do Brasil. O cerrado é o segundo maior bioma do país, depois da floresta Amazônica.

9 - Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique. Estes foram desembarcados, em sua maioria, em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Perguntas interessantes