5- Práxis "Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo." Karl Marx, Teses sobre Feuerbach, Tese 11 No trecho, o autor faz uma crítica ao que compreende como um posicionamento passivo da tradição filosófica. Para Marx, o conhecimento deve estar aliado à ação. Assim, a práxis é a ação consciente para a transformação da sociedade. Para que exista a possibilidade de transformação social o indivíduo deve: *
a) estudar a filosofia a fundo e desenvolver uma produção acadêmica de maior valor.
b) ter consciência de classe e perceber-se como um sujeito transformador da história e agir sobre a realidade.
c) elevar ao máximo a sua capacidade produtiva para que o capital acumulado possa ser revertido em benefícios para a classe trabalhadora.
d) abolir as leis trabalhistas impostas pelo Estado para que patrões e empregados possam negociar livremente as condições de trabalho, permitindo a criação de novos postos e aumentado a empregabilidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
Para Marx, a práxis é a união (dialética) entre teoria e prática e somente através dela que o capitalismo pode ser superado.
Assim, teoria sem prática, como na crítica à tradição filosófica, é inerte e desligada da realidade. Por sua vez, a prática sem a teoria torna os atores suscetíveis ao controle do capital e a não construção da consciência de classe.
Cabe ao indivíduo perceber a importância dessa união que se dá na práxis e encontrar as ferramentas de transformação da realidade.
Marx afirma que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo (B).
O que é Marxismo?
- Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
- A desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
- O Marxismo é uma vertente econômica que atribui igualdade a todos que trabalham e vendem sua força física ao capitalismo. Assim, é um pensamento que visa ao bem-estar social e a garantir a de todos por igual com a intervenção estatal.
Saiba mais sobre Marx: https://brainly.com.br/tarefa/38830313